A Universidade Federal do Pará (UFPA) lançou edital (retificado) para o Mestrado acadêmico em Ciências do Movimento Humano. A formação é destinada, prioritariamente, às áreas de Educação Física e Fisioterapia. As inscrições serão realizadas até 27 de agosto, no site da FADESP (www.portalfadesp.org.br).

A turma ofertada terá 28 vagas, sendo 16 delas destinadas à linha de pesquisa “Avaliação e Reabilitação Funcional” e 12 à linha “Esporte, Atividade Física e Saúde”. Ambas as linhas integram o Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da UFPA que possui corpo docente com 16 professores doutores.

O curso terá duração de 24 meses e iniciará em novembro deste ano. A seleção terá três etapas, todas de caráter eliminatório e classificatório. A primeira será a homologação da inscrição, seguida da avaliação e da arguição do pré-projeto. Excepcionalmente neste edital, a prova de proficiência em língua inglesa será realizada após o ingresso do aprovado.

A inscrição será realizada de 10 a 27 de agosto, na área de cursos do site da FADESP (http://concursos.fadesp.org.br/ppgcmh2020/web/). A taxa custa R$ 120,00, sendo isentos os candidatos considerados hipossuficientes que comprovaram a situação financeira e solicitaram a isenção até 31 de julho. Todos os detalhes estão no edital.

Conforme o calendário divulgado, a homologação das inscrições será realizada no dia 3 de setembro deste ano e o resultado final, no dia 30 de outubro.

Curso – A linha de pesquisa Avaliação e Reabilitação Funcional “visa desenvolver pesquisas acerca dos processos de avaliação e intervenção a partir de métodos e técnicas para a reabilitação funcional do movimento humano – e também através deste, observando diferentes níveis de atenção à saúde”.

A linha de pesquisa Esporte, Atividade Física e Saúde “visa investigar os efeitos agudos e/ou crônicos da atividade física, do exercício físico e do esporte com desfechos relacionados à saúde ou ao desempenho em diferentes populações”.