DATA DE PUBLICAÇÃO: 28/06/2023

APRESENTAÇÃO

Compliance, bom para a FADESP. Bom para todos!

 

Aos que não estão familiarizados, gostaria de explicar, em linhas gerais, o que é um programa de Compliance: trata-se do estabelecimento e adoção de uma série de políticas (normas) para  que a FADESP reduza os riscos de inconformidade e crie uma governança ainda mais íntegra e transparente. Com o Compliance,  minimizam-se  riscos decorrentes à condução da entidade, por meio de programas internos, cuidadosamente estruturados e ancorados em práticas de governança corporativa e conformidade.

 

No ano em que celebramos as quatro décadas e meia de existência da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa – FADESP, a implantação do Compliance é uma de nossas conquistas mais significativas, por representar, enfim, a consolidação de um grande programa de integridade.

 

Há que ser dito: um programa de Compliance é muito importante, porque torna nossa instituição ainda mais competitiva e mais forte, sólida para o futuro, na medida em que os controles internos passam a ser uma cultura de gestão. É importante para outras entidades parceiras porque garante ainda mais isenção e profissionalismo nas relações interinstitucionais.


Como disse no título deste texto: é bom para a FADESP, é bom para todos, porque com o Compliance, a FADESP  busca desenvolver  as melhores práticas para os relacionamentos com seus colaboradores, com as pessoas das Instituições apoiadas, com parceiros públicos e privados, buscando fortalecer o seu compromisso com o meio ambiente e a Amazônia, que colaborem com a construção de uma sociedade socialmente mais justa e de eficiência na gestão de processos administrativos.

 

E se você chegou até aqui, saiba que este é um espaço dedicado ao Programa de Integridade – como nosso Compliance é chamado, uma vez que reúne documentações essenciais ao seu cumprimento, além de ser um canal direto com nossa Controladoria.


Estamos muito orgulhosos desta tão relevante etapa em nossa trajetória. Sejam bem-vindos à FADESP do futuro.

 

Roberto Ferraz Barreto

Diretor Executivo