UFPA, campus Abaetetuba, oferta 32 vagas para mestrado acadêmico do Programa de Pós-Gradução em Cidades, Territórios e Identidades. Inscrição até 20 de setembro.

  • DATA DE PUBLICAÇÃO: 22/08/2019

A Universidade Federal do Pará (UFPA), campus de Abaetetuba, abriu seleção de mestrado acadêmico para o Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios e Identidades. São ofertadas vagas para ampla concorrência, cotistas e servidores da UFPA. As inscrições serão realizadas até o dia 20 de setembro no site do PPGCTI e a geração do boleto para pagamento da taxa de inscrição se dá pelo site da FADESP.

O curso é destinado a graduados de qualquer área. Ao se inscrever, o candidato deve optar entre uma das duas linhas de pesquisa (“Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Territórios” e “Identidades: Linguagens, Práticas e Representações”) e indicar três possíveis orientadores de seus trabalhos, por ordem de preferência.

No momento da inscrição, o candidato também precisa escolher o tipo de vaga a que deseja concorrer, se aberta (graduados em geral), cotas (quilombolas, indígenas, rural e PcD) ou PADT (professores e técnicos da UFPA). Caso as vagas destinadas às cotas não sejam preenchidas, serão transformadas em abertas.

A inscrição será realizada em duas etapas. A primeira é no site do PPGCTI, com o preenchimento de formulário online e envio, como anexo, da documentação indicada no edital. A segunda é o pagamento da taxa de R$ 60,00 através de boleto bancário gerado a partir do site da FADESP.

A seleção terá seis etapas, de homologação das inscrições, prova escrita, análise de projeto de pesquisa, entrevista, análise de curriculum vitae e exame de proficiência. As quatro primeiras são eliminatórias e as demais, classificatórias.

A previsão é que o resultado final da seleção seja divulgado no dia 10 de dezembro deste ano. As aulas começarão em março de 2020 e a defesa da dissertação deverá ser realizada até fevereiro de 2022.