Inscrição definitiva para Processo Seletivo Especial da UFPA, UNIFESSPA e UEPA encerra hoje, 31.

  • DATA DE PUBLICAÇÃO: 31/07/2019

A inscrição definitiva para o Processo Seletivo Especial da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e da Universidade do Estado do Pará (UEPA) será realizada até hoje, 31.  São ofertadas 900 vagas para cursos de Bacharelado  e Licenciatura em catorze municípios paraenses. As instruções estão no site de concursos do Portal FADESP (www.portalfadesp.org.br).

Todos os que realizaram a inscrição online terão que, obrigatoriamente, realizar a inscrição presencial, no município do curso escolhido. O atendimento será realizado das 8h às 18h, em endereços informados nas páginas de acompanhamento de cada Prosel, no site de concursos da FADESP. O cartão de confirmação será disponibilizado no dia 5 de agosto.

Conforme os editais de abertura, podem se inscrever os que possuem Ensino Médio completo ou equivalente. A UFPA terá 600 vagas para Administração (Bagre, Viseu, Augusto Corrêa e São João de Pirabas), Turismo (Portel e Tucuruí), Engenharia Civil (Goianésia), Serviço Social (Curuçá, Gurupá e Mocajuba) e História Licenciatura (São João de Pirabas e Tucuruí).

A UNIFESSPA ofertará 100 vagas para Engenharia Civil (Redenção) e Direito (Mocajuba) e a UEPA, 200 vagas para Educação Física (Gurupá, Benevides e Melgaço) e Geografia Licenciatura (Salinópolis). Nos editais de abertura de cada Prosel, consta a tabela de cursos ofertados com a respectiva modalidade de ensino.

Os cursos de graduação serão realizados de forma intensiva. Alguns deles terão as disciplinas ministradas no regime intervalar (ofertadas, prioritariamente, nos meses de janeiro, fevereiro e parte de março e também nos meses de julho e parte de agosto) e outras no regular (ofertadas, prioritariamente, nos meses de março a junho e de agosto a dezembro).

Do total de vagas, no mínimo 50% serão destinadas a pessoas que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular, desde que tenham sido bolsistas. Dessa porcentagem, metade será reservada aos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal, havendo, ainda, cota para autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou quilombolas e Pessoa com Deficiência (PcD).

A prova de conhecimentos será realizada dia 11 de agosto, das 8h às 12, em cada município onde o curso é ofertado. Candidatos inscritos no curso para uma cidade só poderão fazer a prova nesta referida localidade. Eles responderão 35 questões objetivas (cinco de cada uma das disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia, Física, Química e Biologia) e elaborarão uma Redação.

O Prosel de cada uma das instituições tem uma página individual para inscrição, acesso ao edital e acompanhamento das atualizações. Todas elas estão disponíveis no site de concursos da FADESP, a organizadora dos seletivos que atendem ao programa estadual Forma Pará, idealizado para expandir a interiorização da graduação no Estado.

…………………………………………..

Destaques

PROSEL UFPA (você pode clicar aqui para acessar a página do processo seletivo)

Vagas600

Cursos / local da oferta – Administração (Bagre, Viseu, Augusto Corrêa e São João de Pirabas), Turismo (Portel e Tucuruí), Engenharia Civil (Goianésia), Serviço Social (Curuçá, Gurupá e Mocajuba) e História Licenciatura (São João de Pirabas e Tucuruí).

PROSEL UNIFESSPA (você pode clicar aqui para acessar a página do processo seletivo)

Vagas – 100

Cursos / local da oferta – Engenharia Civil (Redenção) e Direito (Mocajuba)

PROSEL UEPA (você pode clicar aqui para acessar a página do processo seletivo)

Vagas – 200

Cursos / local da oferta – Educação Física (Gurupá, Benevides e Melgaço) e Geografia Licenciatura (Salinópolis).

……………………….

Inscrição definitiva presencial – até às 18h de 31/07/2019, no município onde o curso será realizado.

Documentos para apresentação na inscrição definitiva – um envelope, tamanho A4, que deve ser identificado com seu nome, o curso pretendido, a Instituição e o município do Prosel (tudo em letra de forma) e conter os seguintes documentos:
a) Requerimento de INSCRIÇÃO DEFINITIVA, disponível na página do curso, no site da FADESP, devidamente preenchido e assinado. Nele deverão constar a sua foto 3×4 recente, seus dados pessoais e a declaração de que não possui vínculo acadêmico com outra IES Pública (Instituição de Ensino Superior Pública, como, por exemplo a UFPA, a UEPA a UFOPA, a UNIFESSPA e a UFRA)
b) Cópia do RG;
c) Cópia do CPF (Se constar no RG não precisa de outra fotocópia, basta grifar);
d) Cópia da certidão de quitação eleitoral ou comprovantes de votação na última eleição;
e) Cópia da comprovação de que está em dia com as obrigações militares (para homens maiores de 18 anos);
f) Cópia do Histórico Escolar do Ensino Médio;
g) Cópia do Certificado de Conclusão do Ensino Médio.

Cartão de Inscrição para impressão – 05/08/2019

Data da Prova Objetiva – 11/08/2019, das 8h às 12h.