UFRA oferta 200 vagas de Agronomia para Ourém, Mocajuba, Goianésia e Ulianópolis através do Forma Pará. Prosel inscreverá até 12 de novembro.

  • DATA DE PUBLICAÇÃO: 27/10/2020

A Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) abriu inscrição para o Processo Seletivo Especial (PROSEL) que preencherá 200 vagas através do Forma Pará, programa do governo do Estado realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Educação profissional e Tecnológica. As turmas são de Agronomia e funcionarão nos municípios de Ourém, Mocajuba, Goianésia e Ulianópolis, no Pará. Os interessados devem acessar a página oficial do Prosel, no site de concursos da FADESP.

O Prosel da UFRA é destinado a pessoas que concluíram ou concluirão o ensino médio, ou equivalente, no ano letivo de 2020. Eles realizarão uma prova de conhecimentos composta de prova objetiva e Redação. A aplicação está prevista para o dia 13 de dezembro, mas a data poderá ser revista caso os cuidados com a pandemia da Covid 19 exijam.

Quem está cursando o último ano do ensino médio no município da oferta ou já estudou pelo menos um ano no local terá direito a bônus de 10% na pontuação total. A bonificação faz parte de estratégia do Forma Pará para fazer com que mais pessoas dos municípios contemplados cursem uma graduação.

A informação deve ser prestada no momento da inscrição e comprovada na matrícula. Conforme o calendário disponível no edital, a inscrição será realizada até 12 de novembro deste ano e o pagamento da taxa, de R$ 80,00, até o dia 13. Pessoas inscritas no Cadastro Único do governo federal podem solicitar a isenção da taxa até 3 de novembro.

O Prosel também destina metade das vagas ofertadas para alunos que estudaram todo o ensino médio em escola pública. Dentro desse grupo, há reserva também para pessoas de baixa renda, autodeclarado preto, pardo ou indígena e Pessoa com Deficiência (PcD). As regras para enquadramento estão no edital disponível na página oficial do seletivo.

As aulas serão na modalidade modular (regular e intervalar). No Regime Regular, os cursos funcionarão, preferencialmente, nos meses de março a junho e de agosto a dezembro. No Intervalar, funcionarão em janeiro, fevereiro, parte de março, julho e agosto. As atividades serão desenvolvidas de forma modular, em ofertas isoladas e sucessivas, com cargas horárias concentradas, respeitado o limite diário previsto para o funcionamento do curso e poderão ser ofertadas em período integral.

PROSEL – O Forma Pará é realizado pelo governo do Estado do Pará e executado pela Sectet através de parceria com as universidades, institutos tecnológicos e prefeituras.

………………………………………

Prosel UFRA

Vagas – 200
Cursos / local da oferta –  Agronomia (Ourém, Mocajuba, Goianésia e Ulianópolis).
Requisitos – Ensino Médio completo ou equivalente.
Taxa de inscrição – R$ 80,00
Período de Inscrição – 27/10 a 12/11/2020.
Solicitação de atendimento especial – 27/10 a 12/11/2020.
Solicitação de isenção de taxa para pessoa de baixa renda– 27/10 a 03/11/2020.
Resultado preliminar da isenção de taxa para pessoa de baixa renda – 04/11/2020.
Pagamento da taxa de inscrição – até 13/11/2020.
Cartão de Inscrição para impressão – 07 a 12/12/2020.
Data provável das Provas – 13/12/2020, de 8h às 12h.