UFPA e oito universidades no Norte ofertam 94 vagas para doutorado em Educação na Amazônia através do Educanorte. Inscrições abertas.

UFPA e oito universidades no Norte ofertam 94 vagas para doutorado em Educação na Amazônia através do Educanorte. Inscrições abertas.

A Universidade Federal do Pará (UFPA), em conjunto com outras oito universidades que formam a Associação Plena em Rede (Educanorte), ofertarão o curso de Doutorado em Educação na Amazônia. Serão ofertadas 94 vagas distribuídas nos polos de Belém (PA), Santarém (PA), Palmas (TO) e Manaus (AM). As inscrições estão abertas (CLIQUE AQUI).

A Educanorte reúne as universidades federais do Pará (UFPA), do Amapá (UNIFAP) e do Acre (UFAC), que formam o polo Belém; do Oeste do Pará (UFOPA) e de Rondônia (UNIR), que formam o polo Santarém; do Tocantins (UFT), que forma o polo de Palmas; e do Amazonas (UFAM), de Roraima (UFRR) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que formam o polo Manaus. Esses polos compõem o Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA).

Para essa turma, são ofertadas 78 vagas para ampla concorrência e 16 para a cota de pessoas com deficiência, quilombolas, autodeclaradas negras (pretas e pardas) e indígenas. As regras para a participação estão no edital de abertura, disponível no site educanorte.net.br e aqui no portal da FADESP.

O candidato deve escolher entre uma das três linhas de pesquisa. A primeira é “Educação na Amazônia: formação do educador, práxis pedagógica e currículo”. A segunda é “Estado, políticas públicas e gestão da educação” e a terceira, “Saberes, linguagem e educação”.

No edital, pode ser conferida a distribuição das vagas por linha e polo. A opção pelo polo será feita no momento da inscrição que será realizada no período de 24 de agosto a 30 de setembro deste ano. A taxa custa R$ 120,00.

A seleção será realizada em quatro etapas. A primeira é a homologação da inscrição, seguida da análise do projeto de tese, da prova oral e da análise do Curriculum Vitae. A etapa 1 será eliminatória, enquanto a 2 a 3 serão eliminatórias e classificatórias. A última será somente classificatória. Conforme calendário disponível no edital, as inscrições homologadas serão divulgadas no dia 20 de outubro. A lista final de aprovados e classificados está prevista para até o dia 29 de abril de 2021.