UFPA no combate ao Covid 19: Universidade lança campanha para arrecadação de doações aos hospitais universitários.

  • DATA DE PUBLICAÇÃO: 17/04/2020

Ciência e solidariedade têm sido dois compromissos importantes para o enfrentamento da pandemia de COVID-19 em todo o mundo. Esses são os pilares da Campanha de Apoio aos Hospitais da UFPA – Ciência & Solidariedade pela vida, lançada pela Universidade Federal do Pará (UFPA) para arrecadação de doações ao Complexo Hospitalar Universitário (CHU) da UFPA. Os hospitais que integram o CHU (João de Barros Barreto e Bettina Ferro de Souza) são vinculados à Universidade Federal do Pará e administrados em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O CHU/UFPA tem atuado no atendimento de casos graves da COVID-19, por meio do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), uma das unidades de referência para o tratamento da doença no estado.

Além do HUJBB, será contemplado com as doações o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), que também está mantendo alguns serviços especializados e de emergência durante a pandemia. Apesar de abastecidos com insumos e equipamentos previamente adquiridos para atender às necessidades de assistência à saúde em situações de pico da COVID-19 no estado, toda ajuda é bem-vinda para evitar que, em momentos de maior necessidade, haja desabastecimento.

A fim de organizar e ampliar a rede de colaboradores, a UFPA realiza a Campanha em parceria com a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), que criou uma conta bancária exclusiva para a Campanha, por meio da qual será possível receber doações em dinheiro para aquisição de insumos e equipamentos hospitalares.

Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem fazer doações. Os interessados em doar qualquer valor podem realizar depósito ou transferência bancária, enviando posteriormente o comprovante para o e-mail [email protected] para registro e conferência da doação. Foi criada a página coronavirus.ufpa.br/doacoes para reunir as principais informações sobre a Campanha e publicizar, continuamente, os resultados e as destinações das arrecadações. Um Comitê Gestor ficará responsável pela definição do que será adquirido com os recursos arrecadados na Campanha a partir de demandas informadas pelo CHU-UFPA.

A professora Regina Feio Barroso, Superintendente do CHU-UFPA, agradece o reconhecimento da sociedade em relação ao trabalho desenvolvido pelos hospitais universitários: “É admirável e ao mesmo tempo emocionante evidenciar que o hospital universitário é uma instituição que transmite respeito e orgulho à sociedade. Este sentimento de simpatia caracterizou-se no momento atual por ações solidárias, através das doações recebidas pelo hospital para o enfrentamento do grave quadro sanitário. Agradecemos todas as doações materiais recebidas até o momento e entendemos que elas são importantes porque evidenciaram o respeito da sociedade pela instituição universitária, pelo trabalho desenvolvido, pela dedicação e competência de seus profissionais e pela importância dos hospitais universitários na formação de profissionais da saúde para o sistema de saúde na região amazônica”.

O reitor da UFPA, professor Emmanuel Zagury Tourinho, destaca a articulação entre Ciência e Solidariedade no contexto da pandemia: “Somos uma instituição permanentemente sintonizada com as necessidades da sociedade e buscamos responder às suas demandas com conhecimento e serviços de qualidade. Somos também sempre solidários, compreendendo que participamos de um projeto de nação com cidadania para todas as pessoas. Esta pandemia tem demonstrado que esse é o melhor caminho para vencermos os grandes desafios que temos pela frente. Somos muito gratos por todas as manifestações de solidariedade que temos recebido. Elas são todas muito importantes para que os profissionais dos nossos hospitais possam continuar com o trabalho extraordinário que estão desenvolvendo em favor da vida das pessoas que estão com a COVID-19”.

Clique aqui para assistir ao convite do reitor da UFPA para participação na Campanha.

Ações no combate à COVID-19

No contexto da pandemia do novo coronavírus, o CHU-UFPA tem realizado diversas ações para auxiliar no combate e no tratamento da doença. O HUJBB é uma das unidades referenciadas para casos graves de COVID-19 no estado do Pará. A fim de se preparar para receber pacientes com a doença, o hospital foi abastecido com equipamentos de proteção individual (EPI) para os profissionais de saúde, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Foi montado um protocolo específico para o acolhimento de pacientes com a doença, assim como foram preparados leitos de isolamento e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O hospital tem realizado também treinamentos com todos os profissionais que atuam direta ou indiretamente com pacientes com suspeita ou confirmação de COVID-19, desde os profissionais que atuam na portaria e na triagem, até os que atuam na assistência e internação, garantindo que os protocolos sejam executados conforme os parâmetros nacionais e internacionais dos órgãos de saúde.

Outra iniciativa implementada foi a Central de Atendimento telefônico, que atua em três frentes: 1) esclarecimento de dúvidas da população sobre o novo coronavírus e o que fazer em caso de sintomas sugestivos; 2) apoio psicológico à população; e 3) apoio psicológico a profissionais do HUJBB. A central funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8h até às 17h.

Na área de Pesquisa, o Complexo integra uma rede internacional de instituições que realizam o projeto “Solidariedade”, liderado pela Organização Mundial de Saúde. Trata-se de um estudo clínico para teste de medicamentos para tratamento da COVID-19. Na área de Saúde Mental, o HUBFS realiza uma pesquisa sobre os efeitos psicológicos do isolamento social durante a pandemia. Integram esses estudos tanto pesquisadores quanto estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais da assistência, configurando também uma oportunidade de formação.

Fonte: Divulgação Campanha de Apoio aos Hospitais da UFPA – Ciência & Solidariedade pela vida