As Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) e de Relações Internacionais (PROINTER) da Universidade Federal do Pará (UFPA) prorrogaram até o dia 31 de agosto o prazo para a submissão de propostas ao Programa de Apoio à Cooperação Interinstitucional (PACI). Serão pagas as despesas de professores da instituição para que compareçam a reuniões no exterior ou para a vinda de pesquisadores estrangeiros com o objetivo de elaborar projeto de pesquisa em cooperação.
Conforme o edital, o beneficiário do apoio será um docente permanente de um Programa de Pós-Graduação stricto sensu, na UFPA e, necessariamente, membro de um grupo de pesquisa da universidade registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq. O apoiado ou o pesquisador estrangeiro por ele indicado terá direito a passagens e diárias.
O PACI dispõe de até R$400.000,00 (quatrocentos mil reais). Cada concessão será de, no máximo, R$ 10.000,00 para despesas realizadas num período de até 6 dias, incluindo as datas de ida e retorno.
As solicitações de apoio devem ser encaminhadas ao Protocolo Central da UFPA e dirigidas à Diretoria de Pesquisa da PROPESP. Na página da PROPESP, estão o edital de abertura e demais informações sobre os requisitos para inscrição, a forma de participação, os formulários a serem preenchidos e o programa.
O objetivo do PACI é “incentivar o aproveitamento de oportunidades de colaboração entre Grupos de Pesquisa vinculados aos Programas de Pós-Graduação (PPGs) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e grupos de pesquisa de outras Instituições de Ensino Superior (IES) do exterior”.
A expectativa é que as propostas de pesquisa elaboradas através do apoio sejam submetidas às agências de fomento que financiam a cooperação interinstitucional na Pós-Graduação. A agência financiadora, inclusive, deve ser indicada na proposta.
O programa integra a política de fortalecimento dos Grupos de Pesquisa cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa da Plataforma Lattes/CNPq e vinculados aos Programas de Pós-Graduação da UFPA.