FADESP se credencia como Fundação de Apoio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH.

  • DATA DE PUBLICAÇÃO: 09/12/2025

A Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) se credencia como Fundação de Apoio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) para atuação junto aos hospitais universitários da Universidade Federal do Pará (UFPA). Com isso, a Fundação amplia sua atuação na gestão de projetos voltados à pesquisa, ensino, extensão, inovação.

Vinculada ao Ministério da Educação, a EBSERH administra a maior rede de hospitais universitários do país, integrando assistência em saúde, formação profissional e produção científica. Sua atuação é essencial para ampliar a capacidade de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e qualificar a gestão dos Hospitais Universitários Federais (HUFs).

Na UFPA, a EBSERH é responsável pela administração do Complexo Hospitalar Universitário (CHU-UFPA), composto por dois hospitais de referência: o Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), especializado em doenças infectocontagiosas, pneumologia e outras áreas, e o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), reconhecido pelo atendimento em doenças raras, reabilitação e assistência pediátrica. O credenciamento da FADESP permitirá apoiar projetos estratégicos relacionados ao ensino, pesquisa, inovação e aprimoramento da gestão nesses hospitais.

Com a incorporação da EBSERH às instituições apoiadas, a FADESP passa a atuar junto a 12 órgãos e instituições. Além da empresa, a Fundação apoia projetos do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto Evandro Chagas (IEC), do Instituto Federal do Pará (IFPA), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) e da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).