O Saúde Belém Digital foi uma das inovações destacadas no 20°Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS’24). Realizado em Belo Horizonte (MG) até esta sexta-feira (11), o evento promove o debate sobre a Saúde Digital no país e alia forças para que os resultados obtidos nos últimos anos sejam potencializados.
A proposta do congresso é envolver os setores da sociedade trazendo a academia, mercado e o setor público em prol da concretização das propostas para a Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028 (ESD28).
O coordenador do Saúde Belém Digital, Renato Santos, foi um dos palestrantes no painel “Transformação Digital nos municípios: estratégias concretas de operacionalização das políticas nacionais”. Nele, foi apresentada a ferramenta de teleconsulta e teleorientação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e executada pela Fundação Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP).
Santos destaca que o congresso promoveu a discussão sobre avanços no campo da saúde no diálogo com a inovação tecnológica, não apenas nas perspectivas de mercado, mas também na elaboração de políticas públicas. Ele conta que foi um espaço de diálogos dessas temáticas envolvendo instituições públicas e privadas, empresas de desenvolvimento de software e de outras tecnologias de inovação em saúde.
Mesmo em fase inicial, a experiência de Belém “já está sendo vislumbrada como uma experiência importante, haja vista que o cenário no Norte é de muita dificuldade para o avanço da saúde digital”, ressalta Renato Santos.
O Saúde Belém Digital oferece atendimento gratuito para moradores de Belém, de segunda a segunda. Lançada em agosto de 2024, é a nova estratégia para ampliar o acesso à saúde na capital paraense. O coração do projeto é a Atenção Primária à Saúde (APS), dedicada à proteção de saúde, prevenção, diagnósticos e outras ações que promovam a saúde da comunidade.
PARA TODOS
O tema central deste ano foi “Saúde Digital: Saúde para Todos” com o objetivo de promover a discussão sobre a equidade, inclusão e a transformação de como a saúde é entregue, tornando-a mais acessível, eficiente e personalizada para a população.
Entre os convidados estavam Ana Estela Haddad, secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde (SEIDIGI) e Arthur Chioro, presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Para Juliano de Souza Gaspar, presidente do CBIS’24, o evento promove um ambiente rico em troca de conhecimento, debate sobre as transformações da saúde digital e o fortalecimento da colaboração entre todos os envolvidos.
Texto: Marta Cardoso
Foto: Ronaldo Almeida/SBIS