O Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (ICS/UFPA) lançou edital de seleção para a especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva. São ofertadas 40 vagas, sendo 30% destinadas à demanda social. A inscrição será realizada até o dia 30 de setembro, na área de cursos do site da FADESP.

O curso será presencial e terá carga horária de 540 horas, com módulos teóricos e práticos realizados em Belém (PA), a partir do dia 14 de outubro. A coordenação é da professora Roseneide dos Santos Tavares, doutora em Enfermagem. 

Conforme o edital, o objetivo da formação é aprimorar os conhecimentos técnico–científicos, instrumental e gerencial, a partir de proposta metodológica própria da profissão, para assistência junto a clientes criticamente enfermos que requeiram cuidados e tratamentos intensivos humanizados.

Para se inscrever, o candidato deve se cadastrar no site da FADESP, na área de cursos de pós-graduação (caso ainda não possua cadastro) e gerar o boleto da taxa de inscrição de R$ 150,00 a ser paga em qualquer banco ou casa lotérica. Em seguida, entregar o comprovante de pagamento junto com a documentação exigida no edital, na secretaria de Pós-Graduação do ICS/UFPA, na avenida Generalíssimo Deodoro, número 01, bairro do Umarizal.

O processo de seleção será realizado em duas etapas. A primeira é eliminatória e consiste na conferência da documentação. A segunda será a prova escrita, classificatória, a ser aplicada dia 3 de outubro, às 11h, na sala M do setor de Pós-Graduação do ICS.

O resultado da seleção de cada candidatura será definido por meio do parecer escrito e assinado pelos membros da Comissão de Seleção. Depois de homologado pelo Colegiado do Curso, o parecer será divulgado pela secretaria do Programa no dia 4 de outubro, com prazo para recurso até dia 7 e divulgação do resultado final de 8.