O 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação inicia suas atividades hoje, 02, e segue até dia 7, na Universidade Federal do Pará. A programação, que tem como característica a interdisciplinaridade, contará com colóquios nacionais e internacionais, palestras, mesas-redondas, oficinas, premiações, minicursos, lançamento de livros e muito mais. Tudo isso, buscando dialogar e debater sobre diversos assuntos da atualidade, que envolvem o tema do congresso: “Fluxos Comunicacionais e Crise da Democracia”.
Uma das programações imperdíveis para todos os congressistas é a Abertura Oficial do evento, a ser realizada no dia 4, às 19h30, no Centro de Eventos Benedito Nunes da UFPA. O momento será marcado por muitas surpresas para dar a boas-vindas aos participantes do evento. Estarão presentes membros da Diretoria Executiva da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), autoridades locais e vários convidados.
No dia 5, às 12h, ocorrerá o lançamento da 15ª edição da Revista Brasileira de Iniciação Cientifica em Comunicação (INICIACOM), no hall do auditório da Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (CAPACIT). A revista publica textos inéditos de estudantes de graduação em Comunicação e áreas afins, ou recém-formados, até um ano após a conclusão do curso. A proposta é valorizar o trabalho dos estudantes como pesquisadores em formação.
Ainda no dia 5, às 17h30, será realizado o XVI Encontro com Autores-Editores de Publicações Recentes em Comunicação (Publicom), no térreo do “Espaço do Credenciamento”. No evento, coordenado pela professora Roseméri Laurindo (FURB/INTERCOM), serão lançados 54 novos títulos, entre livros impressos e eletrônicos produzidos por pesquisadores, selecionados por meio de chamada pública, além de outros produtos de relevância acadêmica de produção dos sócios da INTERCOM.
O Prêmio Luiz Beltrão de Ciências de Comunicação também é uma das programações mais aguardadas das edições do Intercom e foi criado com o objetivo de reconhecer os pesquisadores e grupos de pesquisa que se destacam no meio acadêmico. O troféu é concedido a quem produz trabalhos de grande relevância na área das ciências da Comunicação. Nesta edição, serão homenageados: Eduardo Barreto Vianna Meditsch (UFCS); Pâmela Saunders Uchôa Craveiro (UFMT); Débora Gauziski de Figueredo Bueno (LACON/UERJ); José Maria Pereira Lopes (TV Cultura). A cerimônia está marcada para o dia 6, às 19h30, no Instituto de Ciências da Arte, localizado na Av. Presidente Vargas. No mesmo dia também será a cerimônia de entrega dos prêmios estudantis e do Troféu José Marques de Melo.
No dia 7, às 12h, no Centro de Eventos Benedito Nunes, será o encerramento do Intercom 2019. O momento contará com a entrega dos troféus da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), destinados aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação, e o anúncio do próximo local que sediará o congresso. A programação será coordenada pelos professores João Carlos Picolin (CLARETIANO), Genio Alves Nascimento (UAM/INTERCOM) e Maria Ataide Malcher (UFPA)
Texto: Divulgação Intercom