NOVA EDIÇÃO: Revista Fadesp celebra sua primeira capa internacional com Pilar del Rio

  • DATA DE PUBLICAÇÃO: 12/08/2022

A Revista FADESP #7 celebra sua primeira capa internacional: Pilar del Rio, jornalista, escritora, e presidenta da Fundação José Saramago, além de companheira e tradutora da obra do escritor português – Prêmio Nobel de Literatura.

Em entrevista, Pilar menciona obras do escritor que ajudam a entender os dias atuais, também fala sobre os conflitos na Amazônia, o recrudescimento da extrema-direita no mundo e relembra o lado humanista e observador de Saramago e fala ainda sobre a comemoração pelo centenário de nascimento do escritor. Além disso, ela afirma a importância do poder feminista à frente das tomadas de poder: “O futuro ou é liderado por mulheres feministas ou não haverá futuro”, declarou.

A edição ainda conta com matérias sobre soluções para os aterros sanitários (lixões); background ambiental nos municípios de Barcarena e Abaetetuba, com finalidade de verificar os impactos de metais na água da região; o Sistema Amazônico de Laboratórios Satélites (SALAS) que tem como iniciativa implantar infraestruturas que serão pontos de apoio de pesquisas científicas em áreas remotas da Amazônia; a criação de um EP com músicas que carregam os sons da Amazônia; e uma matéria especial sobre os 65 anos da Universidade Federal do Pará – a maior Instituição de Ensino Superior de toda a Pan-Amazônia. O professor Carlos Reis também está nesta edição, com um artigo sobre ficção e realidade na obra do prêmio Nobel de Literatura.

Para ler a edição completa, é só clicar aqui.