Instituto de Tecnologia da UFPA prorroga inscrição para especialização em Tecnologia Cervejeira.

  • DATA DE PUBLICAÇÃO: 25/06/2019

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará (ITEC/UFPA) prorrogou até o dia 26 deste mês de junho as inscrições para a turma de especialização em Tecnologia Cervejeira. Os interessados devem acessar a área de cursos aqui do site da FADESP.

O curso é indicado para graduados em Química, Física, Tecnologia de Alimentos, Engenharias (Química, de Produção, de Alimentos, de Bioprocessos, Mecânica, Civil e outras), Biologia, Biotecnologia, Gastronomia, Nutrição, Administração, Economia e áreas afins. Mas as graduações em outras áreas também permitem a inscrição.

Para se inscrever, o candidato deve se cadastrar na área de cursos do site e gerar o boleto da taxa de R$ 100,00 a ser pago em qualquer banco ou casa lotérica até dia 28. Como é autofinanciável, a especialização exige investimento de dezoito parcelas de R$ 750,00, valor a ser pago também através dos boletos emitidos a partir do site da Fundação.

O comprovante de pagamento da inscrição e os documentos exigidos no edital (ficha de inscrição preenchida com letra de forma, uma foto 3X4, cópia do diploma de graduação ou
certidão original de conclusão de curso de graduação, com as datas de conclusão e
colação de grau, cópias do RG, do CPF e do curriculum vitae) devem ser entregues na UFPA, prédio anexo ao laboratório de Engenharia Química, no setor Profissional, das 14h às 18h.

O curso tem carga horária de 660 horas e será realizado até julho de 2020. As disciplinas já cursadas desde janeiro deste ano serão reofertadas para os matriculados nesta fase de reabertura das matrículas. O início das aulas está programado para o dia 04 de julho.

Sob a coordenação do professor da UFPA, Emanuel Negrão Macêdo, doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o curso tem como objetivo formar profissionais para unirem conhecimentos técnicos e científicos com a arte de fabricar cerveja artesanal, usando matérias-primas disponíveis na região de modo a agregar novas sensações de aroma, gosto e textura ao produto final.

A formação também permitirá que o aluno tenha domínio de todo o processo produtivo da cerveja, mantendo padrões de qualidade para a otimização e inovação da fabricação artesanal. Confira os módulos:

MODULO I – FUNDAMENTOS (240 h)
1.Introdução ao mundo da cerveja
2.Introdução ao processo de fabricação.
3.Química básica
4.Processos bioquímicos
5.Estatística básica
6.Metodologia científica
7.Seleção e especificação de materiais para indústria de bioprocessos
8.Fenômenos de transporte
MÓDULO II – SOMMELIER (120 h)
1.Estilos de cervejas
2.Análise sensorial e off flavors
3.Técnicas de harmonização e serviço
4.Sommelier de cerveja
MÓDULO III – FUNDAMENTOS DE PRODUÇÃO DE CERVEJA(150 h)
1.Insumos e ingredientes para cervejas
2.Microbiologia cervejeira I
3.Microbiologia cervejeira II
4.Tecnologia cervejeira I
5.Tecnologia cervejeira II
MÓDULO IV – GESTÃO NA INDÚSTRIA CERVEJEIRA(90 h)
1.Empreendedorismo cervejeiro
2.Planejamento estratégico em cervejarias
3.Controle e gestão da qualidade
MÓDULO V – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (60 h) 1.TCC