DATA DE PUBLICAÇÃO: 03/05/2023

Mestrado em Cidades: Territórios e Identidades 2023 – (PPGCITI/UFPA) – CAMPUS ABAETETUBA

A Universidade Federal do Pará, por intermédio do Campus Universitário de Abaetetuba, torna público o Edital n. 003/2023 – PPGCITI para a seleção de candidatos ao Programa de Pós-Graduação em Cidades: Territórios e Identidades, conforme Resolução n. 5.425, de 23 de setembro de 2021. Com inscrições abertas, a candidatos regulares para o processo seletivo do Curso de Mestrado Acadêmico, turma 2023/1, nas áreas de Estudos Sociais e suas Humanidades, com ingresso em agosto de 2023, com defesa de Dissertação prevista até julho de 2025.

Art. 1º. O Programa de Pós-Graduação em Cidades: Territórios e Identidades – PPGCITI, mantém uma única área de concentração: Estudos Sociais e suas Humanidades, que tem por objetivo a compreensão dos aspectos relacionais entre cidades, territórios e os agentes sociais, preocupada em compreender as complexidades identitárias expressas nas culturas, nas linguagens e nas artes das sociedades estudadas.

Vagas: 25 (vinte e cinco).

Período de Inscrição: 24/04/22 a 18/05/23.

Taxa de inscrição: R$ 100,00 (cem reais)

Para mais informações: e-mail: [email protected]

Para se inscrever, clique aqui.

O PPGCITI está estruturado em três linhas de pesquisa, a saber:

Linha de Pesquisa 1: Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Territórios – Estudos de políticas públicas e suas relações históricas, sociais e culturais; na identificação dos conflitos constitutivos das cidades e dos territórios, observados por meio da descrição, análise, documentação e pesquisa de fontes primárias.
Inserem-se nesta linha os estudos dos fenômenos políticos, sociológicos, antropológicos, geográficos e educacionais.

Linha de Pesquisa 2: Identidades: Linguagens, Práticas e Representações- Estudos das práticas sociais e humanas e das relações de poder, na perspectiva da memória e da história, individual e/ou coletiva, com ênfase no entendimento das construções e representações identitárias materializadas na cultura, na
educação, na linguagem e na arte dos grupos sociais estudados.

Linha de Pesquisa 3: Educação, Estado e Territorialidades – Contempla estudos e pesquisas no âmbito da relação Estado e Sociedade, com foco nas diferentes políticas públicas Educacionais. Estudo dos Sistemas e dos regimes de colaboração entre os entes federados, bem como das identidades docentes
e dos processos educativos em espaços formais e não formais no campo e na cidade como expressão das territorialidades regionais. Além, dos estudos sociológicos da Educação, bem como, dos fundamentos da Ciência política, relacionados ao papel do estado e o seu reflexo nas ações públicas das organizações sociais no território.

Editais 

Edital 1 (Clique aqui)