Revistas Fadesp

A Revista FADESP #7 celebra sua primeira capa internacional: Pilar del Rio, jornalista, escritora, e presidenta da Fundação José Saramago, além de companheira e tradutora da obra do escritor português – Prêmio Nobel de Literatura.

Em entrevista, Pilar menciona obras do escritor que ajudam a entender os dias atuais, também fala sobre os conflitos na Amazônia, o recrudescimento da extrema-direita no mundo e relembra o lado humanista e observador de Saramago e fala ainda sobre a comemoração pelo centenário de nascimento do escritor. Além disso, ela afirma a importância do poder feminista à frente das tomadas de poder: “O futuro ou é liderado por mulheres feministas ou não haverá futuro”, declarou.

A edição ainda conta com matérias sobre soluções para os aterros sanitários (lixões); background ambiental nos municípios de Barcarena e Abaetetuba, com finalidade de verificar os impactos de metais na água da região; o Sistema Amazônico de Laboratórios Satélites (SALAS) que tem como iniciativa implantar infraestruturas que serão pontos de apoio de pesquisas científicas em áreas remotas da Amazônia; a criação de um EP com músicas que carregam os sons da Amazônia; e uma matéria especial sobre os 65 anos da Universidade Federal do Pará – a maior Instituição de Ensino Superior de toda a Pan-Amazônia. O professor Carlos Reis também está nesta edição, com um artigo sobre ficção e realidade na obra do prêmio Nobel de Literatura.

Para ler a edição completa, é só clicar na imagem.

A 6ª edição da Revista FADESP traz na capa a primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Ciências – ABC, a biomédica e professora Helena Nader. Em um bate-papo conosco, a presidenta rememora sua infância e revela que sempre foi incentivada, pelos pais, a estudar, em uma época em que não era comum mulheres na Universidade. Nader também ressaltou os desafios que enfrentará na presidência da ABC e os objetivos de tornar a ciência mais inclusiva na sociedade brasileira.

A edição ainda conta com matérias sobre o CineClube TF, um projeto de capacitação de jovens da periferia da Terra Firme; o desenvolvimento de Mapas Digitais, a serviço da sociedade; as ações afirmativas que possibilitam a inclusão de grupos étnicos na universidade; os benefícios da ampliação e restauro do Núcleo de Pesquisas Clínicas (NPC) do Instituto Evandro Chagas (IEC); a exposição “Sentinela do Norte: A Independência do Brasil no Grão-Pará”, realizada no Instituto Histórico e Geográfico do Pará. A jornalista, escritora e diretora paraense Cristina Serra também está nesta edição, falando sobre o mico-leão-dourado e a vacina da febre amarela.

Para ler a edição completa, é só clicar na imagem.

Na Revista FADESP #5, o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, é o entrevistado especial. Professor e ex-ministro, Janine Ribeiro fala sobre o plano de sua gestão (2021-2023), a defesa dos investimentos em C&T no Brasil, educação e extensão. Ainda na entrevista especial, como filósofo, ele faz uma reflexão sobre os efeitos da pandemia.

Nesta nova edição, o grupo especial de estudo das sequelas da Covid-19, o supercomputador Apollo, a ampliação do porto de Barcarena, entre muitos outros temas. 

Celebramos o segundo ano de existência da publicação e compartilhamos com nossos leitores a premiação especial conferida à Revista FADESP, no Prêmio Simineral 2021. 

Clique sobre a imagem para ler a edição completa!

A Revista FADESP fecha com chave de ouro seu primeiro ano editorial!

Lutgardes Freire, professor, sociólogo e filho caçula do educador Paulo Freire, está na capa desta quarta edição! Rememorando o período em que a família viveu no exílio, Lutgardes celebra os cem anos de nascimento do pai e reafirma seu grande legado para a Educação.

A publicação traz ainda artigo do economista Carlos Gadelha (FIOCRUZ) sobre bem estar social e desenvolvimento econômico. Você confere também matérias sobre o monitoramento das novas cepas da Covid-19, realizado pelo Laboratório de Genética do ICB/UFPA. Zélia Amador de Deus fala sobre inquietude, educação e resistência – sua vida está em um documentário contemplado pela Lei Aldir Blanc via FADESP.

Com tiragem ampliada e maior número de páginas, trazemos ainda um retrospecto do começo da interiorização da educação e da própria história da Fundação.

A Revista FADESP é uma publicação institucional trimestral da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa/Editora FADESP e sua distribuição é gratuita. 

Clique sobre a imagem para ler a edição completa!

Em sua terceira edição, a Revista FADESP traz na capa a antropóloga / professora / historiadora Lilia Schwarcz, em entrevista exclusiva! Ao longo de quase uma hora de conversa, Lilia refletiu sobre democracia, criticou a política das fake news e revisitou a Gripe espanhola, tema central de seu último livro, traçando interessantes similaridades com a COVID-19, comprovando que quando não se aprende com a História, a humanidade tende a repetir erros. 

Esta edição também traz matérias sobre a coalizão de esforços da UFPA e Instituto Evandro Chagas, na identificação de novas cepas do coronavírus; a atuação do NITAE² e saúde mental na pandemia. 

A Revista FADESP é uma publicação institucional trimestral da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa/Editora FADESP e sua distribuição é gratuita. 

Clique sobre a imagem para ler a edição completa!

A segunda edição da Revista FADESP traz em sua capa a médica e pesquisadora da Fiocruz Margareth Dalcolmo. Em entrevista exclusiva, a cientista brasileira analisa o cenário pandêmico nacional, compara com o mundial, aponta as falhas, reflete sobre o negacionismo. 

De maneira otimista – afirma-se ser esperançosa, especialmente no que diz respeito ao futuro, já que crê que a Ciência (a um custo muito alto) sairá fortalecida. A mesma análise, ela dedica ao SUS e torce que os vulneráveis não sejam esquecidos.

A edição também traz matérias sobre a Cátedra João Lúcio Azevedo, cidades inteligentes e como as Instituições de Ensino Superior do Pará têm enfrentado (e solucionado) as dificuldades de realizar o ensino remoto.

A Revista FADESP é uma publicação institucional trimestral da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa e sua distribuição é gratuita.

Clique sobre a imagem para ler a edição completa!

Nesta primeira edição (fev./mar./abr./2021), na capa, o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, fala das conquistas e desafios em sua nova gestão (2020-2024). Você confere ainda: a participação da FADESP na construção da nova ponte sobre o rio Moju; o acesso de populações tradicionais aos recursos emergenciais da Lei Aldir Blanc; ônibus elétrico que ajudará no transporte externo e mobilidade interna dos alunos da UFPA e mais.

A Revista FADESP é uma publicação institucional trimestral da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa e sua distribuição é gratuita.

Clique sobre a imagem para ler a edição completa!