DATA DE PUBLICAÇÃO: 13/05/2021

Revista Fadesp

A Revista FADESP #12 traz entrevista especial com a Secretária de Estado dos Povos Indígenas do Pará, a líder indígena Puyr Tembé. Com longeva atuação na política e fora dela, Puyr Tembé fez uma avaliação deste primeiro ano à frente da pasta governamental e fala sobre como trabalhar por respeito e inclusão são partes do “reflorestamento de mentes”.

Nesta edição, o centenário do maestro Altino Pimenta; a assinatura do contrato com o BNDES para restauro e readequação do Pólo Mercedários da UFPA, além da conclusão das celebrações dos 45 anos da FADESP.

Garanta seu exemplar (a distribuição é gratuita) ou clique sobre a imagem ao lado para ler on-line a novíssima edição.

Celso Pansera, presidente da Finep, em entrevista concedida à Revista FADESP, fez um balanço dos primeiros meses à frente do maior órgão de fomento à CT&I do país. Refletindo sobre o desmonte promovido, Pansera adiantou alguns de seus planos, bem como falou dos pilares para uma missão exitosa. Projeto da CEASA reúne alimentos que seriam descartados, colocando-os à disposição de famílias em situação de vulnerabilidade. 

Listagem de flora amazônica ganhará atualização, em parceria da FADESP com IDEFLOR e Museu Goeldi.
A 11ª edição da Revista FADESP traz ainda matéria sobre como a Geotecnologia tem revolucionado a vida na ilha de Pilatos.

Garanta seu exemplar (a distribuição é gratuita) ou clique sobre a imagem ao lado para ler on-line a edição.

A Ministra Anielle Franco, da Igualdade Racial, conversou com exclusividade com a Revista FADESP. Em entrevista, fez um balanço de sua gestão, das lutas e conquistas até agora. Rememorou seu começo na vida política, os desafios. Também nesta edição, apresentamos o Polo Mercedários UFPA – projeto gestado pela FADESP, além de um programa médico que atende pacientes com fissura labipalatal, devolvendo-lhes a autoestima e saúde. Tem ainda uma matéria sobre mapeamento de DNA e sequenciamento genômico, com objetivo de criação de redes para capacitação (Conteúdo de marca VALE).

Apresentamos o Compliance da FADESP. Tudo na edição de maio/junho/julho 2023 da Revista FADESP – cuja distribuição é nacional e gratuita!

Para ler todo o conteúdo on-line, é só clicar na imagem ao lado.

A edição #9 da Revista FADESP traz na capa o novo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, Ricardo Galvão. O físico nos recebeu em Brasília para a entrevista, que abordou, dentre outros temas, a importância da educação científica para os cidadãos brasileiros.

Eleito uma das dez maiores personalidades da Ciência brasileira em 2019, o atual presidente do CNPq conta como surgiu o convite para estar à frente da Instituição; os planos que reserva para o Norte e Amazônia; e as estratégias para a reconstrução da ciência e tecnologia no país.

Ainda nesta edição, você confere detalhes do restauro do Cemitério da Soledade – alçado à condição de Parque -, que foi reaberto para visitação, desta feita como espaço cultural. Também lerá sobre o plano estratégico “PARÁ 2050”, que busca alternativas para transformar o Pará em um estado mais próspero e sustentável. Na oportunidade, conhecerá a nova apoiada da FADESP, o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM). Ah, também tem a última parte da série de matérias sobre a interiorização da Educação Superior no Pará. A arquiteta e diretora do Museu da UFPA, Jussara Derenji também está na publicação, falando sobre a importância da preservação do patrimônio histórico para a sociedade.

Para ler a revista na íntegra, é só clicar na imagem.

A 8° edição da nossa revista está mais especial que o habitual, porque celebra os 45 anos da FADESP – cuja fundação data 18/11/1977. São quatro décadas e meia de compromisso com educação, ciência e tecnologia, com objetivo de somar ao desenvolvimento da Amazônia.

Preparamos uma matéria especial para refazer o começo da FADESP, passando por suas fases, o momento social e econômico da época. Nesta caminhada, compartilhamos histórias de colaboradores que começaram como estagiários e, hoje, ocupam cargos estratégicos nas coordenações. Ainda na esteira de comemoração, apresentamos a campanha institucional que marca um novo tempo de nossa instituição.

A revista fala sobre a inclusão da população LGBTI+ nas universidades, objetivo do projeto do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da Universidade Federal do Pará. O projeto audiovisual “Telas em Movimento”, que realiza oficinas em periferias e comunidades tradicionais, trazendo novas percepções das narrativas amazônicas, também está em nossas páginas. Também apresentamos Multicampiartes e Caravana Cultural, que levam saberes produzidos na academia ao encontro dos saberes e desenvolvimento das comunidades visitadas pelo projeto.

Para ler a revista na íntegra, é só clicar!

A Revista FADESP #7 celebra sua primeira capa internacional: Pilar del Rio, jornalista, escritora, e presidenta da Fundação José Saramago, além de companheira e tradutora da obra do escritor português – Prêmio Nobel de Literatura.

Em entrevista, Pilar menciona obras do escritor que ajudam a entender os dias atuais, também fala sobre os conflitos na Amazônia, o recrudescimento da extrema-direita no mundo e relembra o lado humanista e observador de Saramago e fala ainda sobre a comemoração pelo centenário de nascimento do escritor. Além disso, ela afirma a importância do poder feminista à frente das tomadas de poder: “O futuro ou é liderado por mulheres feministas ou não haverá futuro”, declarou.

A edição ainda conta com matérias sobre soluções para os aterros sanitários (lixões); background ambiental nos municípios de Barcarena e Abaetetuba, com finalidade de verificar os impactos de metais na água da região; o Sistema Amazônico de Laboratórios Satélites (SALAS) que tem como iniciativa implantar infraestruturas que serão pontos de apoio de pesquisas científicas em áreas remotas da Amazônia; a criação de um EP com músicas que carregam os sons da Amazônia; e uma matéria especial sobre os 65 anos da Universidade Federal do Pará – a maior Instituição de Ensino Superior de toda a Pan-Amazônia. O professor Carlos Reis também está nesta edição, com um artigo sobre ficção e realidade na obra do prêmio Nobel de Literatura.

Para ler a edição completa, é só clicar na imagem.

A 6ª edição da Revista FADESP traz na capa a primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Ciências – ABC, a biomédica e professora Helena Nader. Em um bate-papo conosco, a presidenta rememora sua infância e revela que sempre foi incentivada, pelos pais, a estudar, em uma época em que não era comum mulheres na Universidade. Nader também ressaltou os desafios que enfrentará na presidência da ABC e os objetivos de tornar a ciência mais inclusiva na sociedade brasileira.

A edição ainda conta com matérias sobre o CineClube TF, um projeto de capacitação de jovens da periferia da Terra Firme; o desenvolvimento de Mapas Digitais, a serviço da sociedade; as ações afirmativas que possibilitam a inclusão de grupos étnicos na universidade; os benefícios da ampliação e restauro do Núcleo de Pesquisas Clínicas (NPC) do Instituto Evandro Chagas (IEC); a exposição “Sentinela do Norte: A Independência do Brasil no Grão-Pará”, realizada no Instituto Histórico e Geográfico do Pará. A jornalista, escritora e diretora paraense Cristina Serra também está nesta edição, falando sobre o mico-leão-dourado e a vacina da febre amarela.

Para ler a edição completa, é só clicar na imagem.

Na Revista FADESP #5, o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, é o entrevistado especial. Professor e ex-ministro, Janine Ribeiro fala sobre o plano de sua gestão (2021-2023), a defesa dos investimentos em C&T no Brasil, educação e extensão. Ainda na entrevista especial, como filósofo, ele faz uma reflexão sobre os efeitos da pandemia.

Nesta nova edição, o grupo especial de estudo das sequelas da Covid-19, o supercomputador Apollo, a ampliação do porto de Barcarena, entre muitos outros temas. 

Celebramos o segundo ano de existência da publicação e compartilhamos com nossos leitores a premiação especial conferida à Revista FADESP, no Prêmio Simineral 2021. 

Clique sobre a imagem para ler a edição completa!

A Revista FADESP fecha com chave de ouro seu primeiro ano editorial!

Lutgardes Freire, professor, sociólogo e filho caçula do educador Paulo Freire, está na capa desta quarta edição! Rememorando o período em que a família viveu no exílio, Lutgardes celebra os cem anos de nascimento do pai e reafirma seu grande legado para a Educação.

A publicação traz ainda artigo do economista Carlos Gadelha (FIOCRUZ) sobre bem estar social e desenvolvimento econômico. Você confere também matérias sobre o monitoramento das novas cepas da Covid-19, realizado pelo Laboratório de Genética do ICB/UFPA. Zélia Amador de Deus fala sobre inquietude, educação e resistência – sua vida está em um documentário contemplado pela Lei Aldir Blanc via FADESP.

Com tiragem ampliada e maior número de páginas, trazemos ainda um retrospecto do começo da interiorização da educação e da própria história da Fundação.

A Revista FADESP é uma publicação institucional trimestral da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa/Editora FADESP e sua distribuição é gratuita. 

Clique sobre a imagem para ler a edição completa!

Em sua terceira edição, a Revista FADESP traz na capa a antropóloga / professora / historiadora Lilia Schwarcz, em entrevista exclusiva! Ao longo de quase uma hora de conversa, Lilia refletiu sobre democracia, criticou a política das fake news e revisitou a Gripe espanhola, tema central de seu último livro, traçando interessantes similaridades com a COVID-19, comprovando que quando não se aprende com a História, a humanidade tende a repetir erros. 

Esta edição também traz matérias sobre a coalizão de esforços da UFPA e Instituto Evandro Chagas, na identificação de novas cepas do coronavírus; a atuação do NITAE² e saúde mental na pandemia. 

A Revista FADESP é uma publicação institucional trimestral da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa/Editora FADESP e sua distribuição é gratuita. 

Clique sobre a imagem para ler a edição completa!

A segunda edição da Revista FADESP traz em sua capa a médica e pesquisadora da Fiocruz Margareth Dalcolmo. Em entrevista exclusiva, a cientista brasileira analisa o cenário pandêmico nacional, compara com o mundial, aponta as falhas, reflete sobre o negacionismo. 

De maneira otimista – afirma-se ser esperançosa, especialmente no que diz respeito ao futuro, já que crê que a Ciência (a um custo muito alto) sairá fortalecida. A mesma análise, ela dedica ao SUS e torce que os vulneráveis não sejam esquecidos.

A edição também traz matérias sobre a Cátedra João Lúcio Azevedo, cidades inteligentes e como as Instituições de Ensino Superior do Pará têm enfrentado (e solucionado) as dificuldades de realizar o ensino remoto.

A Revista FADESP é uma publicação institucional trimestral da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa e sua distribuição é gratuita.

Clique sobre a imagem para ler a edição completa!

Nesta primeira edição (fev./mar./abr./2021), na capa, o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, fala das conquistas e desafios em sua nova gestão (2020-2024). Você confere ainda: a participação da FADESP na construção da nova ponte sobre o rio Moju; o acesso de populações tradicionais aos recursos emergenciais da Lei Aldir Blanc; ônibus elétrico que ajudará no transporte externo e mobilidade interna dos alunos da UFPA e mais.

A Revista FADESP é uma publicação institucional trimestral da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa e sua distribuição é gratuita.

Clique sobre a imagem para ler a edição completa!