Revistas Fadesp

A Revista FADESP fecha com chave de ouro seu primeiro ano editorial! Lutgardes Freire, professor, sociólogo e filho caçula do educador Paulo Freire, está na capa desta quarta edição! Rememorando o período em que a família viveu no exílio, Lutgardes celebra os cem anos de nascimento do pai e reafirma seu grande legado para a Educação.

A publicação traz ainda artigo do economista Carlos Gadelha (FIOCRUZ) sobre bem estar social e desenvolvimento econômico. Você conferirá também matérias sobre o monitoramento das novas cepas da Covid-19, realizado pelo Laboratório de Genética do ICB/UFPA. Zélia Amador de Deus fala sobre inquietude, educação e resistência – sua vida está em um documentário contemplado pela Lei Aldir Blanc via FADESP.

Com tiragem ampliada e maior número de páginas, trazemos ainda um retrospecto do começo da interiorização da educação e da própria história da Fundação.

A Revista FADESP uma publicação institucional trimestral da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa/Editora FADESP e sua distribuição é gratuita.

Clique sobre a imagem para ler a edição completa ou sobre o título para conferir outras edições!

Clique sobre a imagem para ler a edição completa!

Em sua terceira edição, a Revista FADESP traz na capa a antropóloga / professora / historiadora Lilia Schwarcz, em entrevista exclusiva! Ao longo de quase uma hora de conversa, Lilia refletiu sobre democracia, criticou a política das fake news e revisitou a Gripe espanhola, tema central de seu último livro, traçando interessantes similaridades com a COVID-19, comprovando que quando não se aprende com a História, a humanidade tende a repetir erros.

 

Esta edição também traz matérias sobre a coalizão de esforços da UFPA e Instituto Evandro Chagas, na identificação de novas cepas do coronavírus; a atuação do NITAE² e saúde mental na pandemia.

 

A Revista FADESP é uma publicação institucional trimestral da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa/Editora FADESP e sua distribuição é gratuita.

 

Clique sobre a imagem para ler a edição completa!

A segunda edição da Revista Fadesp traz em sua capa a médica e pesquisadora da Fiocruz Margareth Dalcolmo. Em entrevista exclusiva, a cientista brasileira analisa o cenário pandêmico nacional, compara com o mundial, aponta as falhas, reflete sobre o negacionismo.

 

De maneira otimista – afirma-se ser esperançosa, especialmente no que diz respeito ao futuro, já que crê que a Ciência (a um custo muito alto) sairá fortalecida. A mesma análise, ela dedica ao SUS e torce que os vulneráveis não sejam esquecidos.

 

A edição também traz matérias sobre a Cátedra João Lúcio Azevedo, cidades inteligentes e como as Instituições de Ensino Superior do Pará têm enfrentado (e solucionado) as dificuldades de realizar o ensino remoto.

 

A Revista Fadesp é uma publicação institucional trimestral da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa e sua distribuição é gratuita.

 

Clique sobre a imagem para ler a edição completa!

Nesta primeira edição (fev./mar./abr./2021), na capa, o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, fala das conquistas e desafios em sua nova gestão (2020-2024). Você confere ainda: a participação da Fadesp na construção da nova ponte sobre o rio Moju; o acesso de populações tradicionais aos recursos emergenciais da Lei Aldir Blanc; ônibus elétrico que ajudará no transporte externo e mobilidade interna dos alunos da UFPA e mais.

 

A Revista Fadesp é uma publicação institucional trimestral da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa e sua distribuição é gratuita.

 

 Clique sobre a imagem para ler a edição completa!