Os candidatos habilitados à sexta e última etapa do concurso para Agente de Fiscalização de Trânsito do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (DETRAN) foram convocados para o curso de formação. Os que tiveram as matrículas homologadas farão teste para Covid no período de 8 a 11 deste mês de setembro, obedecendo um cronograma. A testagem será no Instituto de Ensino de Segurança Pública (IESP), localizado na BR-316, KM 13, em Marituba, das 8h às 14h.

O concurso estava suspenso devido as medidas adotadas para conter o avanço da pandemia do Corona Vírus. Com a retomada, novas as medidas de segurança foram adotadas e, no período de 8 a 11 de outubro, os candidados convocados farão o teste para Covid-19.

Conforme o novo calendário, as aulas começarão no dia 15 de outubro e prosseguirão até 10 de novembro, com realização de prova no dia 13 e divulgação do resultado no dia 18 de novembro. A classificação final e a homologação estão previstas para o dia 30 de novembro.

Na quinta etapa, os candidatos tiveram que apresentar as certidões negativas da Vara de Execução Penal, das cidades em que residiu nos últimos cinco anos. Foram inabilitados os que não apresentaram a documentação ou apresentaram pendências criminais.

Os habilitados farão o curso de Formação, de caráter eliminatório, com carga horária mínima de 300 horas/aula, distribuídas em aulas técnicas e práticas. Será exigida frequência mínima de 85%, por disciplina, além de nota mínima de 6 pontos para que o candidato não seja considerado inapto.

O curso de formação é a última etapa do concurso. Nas etapas anteriores, classificatórias e eliminatórias, os candidatos fizeram prova de conhecimentos, avaliação médica, teste de capacidade física, avaliação psicológica e avaliação de antecedentes através da apresentação de certidão negativa da Vara de Execuções Penais.