O Processo Seletivo Especial II (PROSEL II) da Universidade do Estado do Pará (UEPA) tem 1.406 inscritos. A turma de Enfermagem ofertada para o município de Curuçá (PA) tem a maior demanda, com 977 inscrições confirmadas. A prova será aplicada no próximo dia 09.

A demanda completa está disponível na página oficial de acompanhamento. Dos 1.406 inscritos, 977 concorrerão às 50 vagas para o curso de Enfermagem ofertado em Curuçá e 429 concorrerão às outras 50 vagas do curso de Licenciatura em Ciências Habilitação em Química ofertado em Bagre.

O Prosel II faz parte da segunda edição do Forma Pará, programa estadual de expansão do ensino superior. A turma de Bagre funcionará no regime intervalar intensivo, com o início das aulas previsto junho deste ano. A de Curuçá terá regime regular intensivo e início das aulas previsto para março.

Ambos os cursos são destinados a quem concluiu ou concluirá o Ensino Médio ou equivalente até a data da habilitação para matrícula. A prova será realizada no dia 09, no município para o qual o candidato se inscreveu.

Candidatos que moram no município onde a vaga é ofertada terão bônus de 10% sobre a pontuação. A bonificação foi criada para atender um dos objetivos do Forma Pará que é garantir o acesso ao ensino superior para aqueles que moram em locais onde não há campi universitário e não estão em condições de se deslocarem para outros municípios. Os beneficiados deverão comprovar o endereço para não perderem a vaga, caso passem.

O Forma Pará é executado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Tecnologia (Sectet) através de parceria com as universidades, institutos tecnológicos e prefeituras. O termo de cooperação também envolve a FADESP como responsável pela realização do processo de seleção.