Bienal das Amazônias Sobre as Águas exibe filme “Manas”

  • DATA DE PUBLICAÇÃO: 12/11/2025

O longa aborda violência estrutural que atinge meninas e mulheres da Ilha do Marajó (PA) e reafirma o cinema como espaço de escuta, denúncia e transformação social. 

A Bienal das Amazônias Sobre as Águas segue iluminando a orla da Universidade Federal do Pará (UFPA), unindo arte e reflexão na segunda noite de programação, nesta terça-feira (11). O barco-obra recebeu o público para uma sessão especial de cinema com a exibição do longa-metragem “Manas” (2024), da diretora Marianna Brennand. 

Foto: Gabriel Marques

O filme, fruto de uma pesquisa de dez anos e construído a partir de histórias reais da Ilha do Marajó (PA), oferece um retrato sensível e necessário sobre infância, gênero, território e resistência na Amazônia. A narrativa acompanha Marcielle, uma jovem de 13 anos que decide lutar para romper o ciclo de violência estrutural que atinge as mulheres de sua comunidade.

Em um cenário especial, o público lotou as cadeiras de praia para o cinema a céu aberto. A noite teve a participação da atriz Jamilli Correa, intérprete de Marcielle no filme. A exibição a bordo do barco-obra tem um significado especial por Carolina Benevides, produtora executiva do longa-metragem “Manas”.

“Esse é um filme feito com muita ética, muita verdade, muita escuta, e ele nasce numa balsa. Então ele estar aqui, sendo exibido em um barco, é como se a gente tivesse fechado um ciclo e agora a gente está no momento de celebrar. Eu espero que ‘Manas’ toque, emocione, atravesse, incomode e ponha vocês em movimento, que esse é o propósito do filme: gerar transformação.”

O patrocínio da FADESP viabiliza o centro cultural flutuante e garante um espaço de convivência, arte e cultura no ambiente acadêmico.

“A FADESP gosta de gente que sabe sonhar e que sonha em prol do coletivo. Nada mais natural do que trazer a Bienal das Amazônias, um sonho de alguém que já foi sozinha e hoje é um sonho de tantas, para celebrar e somar conosco. Uma universidade ribeirinha merecia ter sua orla ocupada por cultura”, destacou Lorena Filgueiras, coordenadora de comunicação da Fundação. 

A programação gratuita da Bienal das Amazônias Sobre as Águas, na orla da UFPA, segue até o dia 15 de novembro. Na quarta-feira, 12 de novembro, haverá uma sessão dupla de cinema com as exibições do curta-metragem Jeguatá Xirê e do documentário Panela Histórica.