FADESP CONCURSOS celebra 20 anos de excelência na condução de certames na Amazônia

  • DATA DE PUBLICAÇÃO: 23/05/2025

Desde a primeira experiência, em 2005, como banca organizadora de concursos públicos e processos seletivos, a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) orgulha-se de um trabalho marcado pela confiança institucional, transparência e uma equipe técnica comprometida com a excelência. São vinte anos, realizando 200 certames, garantindo retidão e transparência em processos que envolveram cerca de 1 milhão de inscritos.

Segundo o coordenador de Concursos e Seleções da FADESP, Luciano Nicolau da Costa Júnior, um dos motivos para o sucesso da Fundação no segmento de concursos é a condução dos processos com rigor e estrutura própria. “Todas as etapas dos concursos são conduzidas internamente, desde a elaboração das provas até a impressão e aplicação dos exames, com ambientes acessados por sistema biométrico (impressão digital) e monitorados por câmeras de segurança”, comenta.

Candidatos durante a aplicação da prova / Fotos: Brena Marques

A grandiosidade do trabalho realizado pela FADESP é comprovada pelo atendimento realizado em seleções (públicas e privadas) de relevância e com um grande volume de inscritos. Com experiências no território paraense e no Amapá, na cidade de Santana, a Fundação, por exemplo, esteve à frente de concursos como o da Polícia Militar do Estado do Pará, do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA) e da Secretaria de Educação do Estado do Pará (Seduc), que totalizam juntos mais de 220 mil candidatos inscritos.

A instituição também foi responsável pelas seleções na Secretaria da Fazenda do Estado do Pará (Sefa), no Banco do Estado do Pará (Banpará), na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) e na Defensoria Pública do Estado do Pará. Atendendo às demandas de municípios paraenses, a FADESP também coordenou concursos nas prefeituras municipais de Marabá, com mais de 80 mil candidatos inscritos; de Castanhal, com mais de 50 mil candidatos inscritos; de Capanema, com mais de 25 mil candidatos inscritos.

A ligação direta com a Universidade Federal do Pará, a universidade da Amazônia, também garante à Fundação credibilidade técnico-acadêmica, algo raro entre instituições do mesmo perfil. Baseada em Belém, no Campus do Guamá, a entidade se pauta em um conhecimento amplo da logística no estado, evidente vantagem logística para a execução dos certames na região.

Trajetória profissional

A história profissional de Luciano Nicolau da Costa Júnior se funde com a trajetória da FADESP como banca organizadora, um orgulho para ele: “Iniciei minha vida profissional na FADESP em 2008, assumindo a coordenação no ano de 2024. São mais de 17 anos de experiência em organização de concursos públicos e processos seletivos, realizando neste período, junto com a equipe, ações que seguem rigorosamente o que se estabelece no Art. 37 da Constituição Federal brasileira, quanto aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”.

Coordenador de Concursos e Seleções da FADESP, Luciano Nicolau da Costa Júnior / Fotos: Brena Marques

O coordenador comenta ainda que o respeito conquistado pela FADESP ao longo de duas décadas também se fundamenta na transparência, expressa no controle rigoroso nas etapas dos processos seletivos. A elaboração, aplicação e correção das provas obedecem a um fluxo dentro de uma estrutura própria, com uso de sistemas biométricos, monitoramento por câmeras e protocolos de segurança constantemente atualizados. Outra diferença que coloca a Fundação em larga vantagem para organizar e realizar os certames está na qualidade da equipe de profissionais da Fundação, que inclui especialistas e professores doutores da UFPA.

A FADESP está habilitada a realizar diversos concursos públicos e processos seletivos, devido ao amplo conhecimento de elaboração e realização em provas objetivas e discursivas, bem como outros gêneros de avaliações necessárias, como: provas práticas, testes de aptidão física, exames médicos e psicológicos, avaliação de títulos e documental. Todos os certames são realizados respeitando as políticas de inclusão, inclusive com banca de heteroidentificação para candidatos declarados negros e com banca biopsicossocial para pessoas com deficiência (PcD).

“A meta, para os próximos anos, é consolidar sua presença como referência no Norte do Brasil, expandindo sua atuação sem abrir mão da responsabilidade com a qualidade técnica e a transparência”, comenta Luciano. “A FADESP é hoje sinônimo de integridade, competência e respeito ao candidato. E segue, com solidez, escrevendo sua história de 20 anos com os olhos voltados para o futuro”, disse o coordenador.

Equipe do setor de Concursos e Seleções da FADESP / Fotos: Brena Marques