A Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) realiza no dia 5 de junho, das 9h às 12h, o segundo encontro do Motirõ FADESP, programa de letramento socioambiental voltado à comunidade de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).
O evento será realizado no Auditório do CAPACIT, na Universidade Federal do Pará (UFPA), e terá como tema central a justiça climática e o ponto de não retorno. A discussão será conduzida por Ima Vieira, cientista, ecóloga, pesquisadora titular do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e assessora da presidência da FINEP.
A proposta é discutir como a crise ambiental afeta populações de formas desiguais, especialmente na Amazônia, e refletir sobre os limites críticos do planeta. O conceito de “ponto de não retorno” será abordado como alerta e ferramenta para ampliar a compreensão dos impactos ambientais em curso e suas consequências sociais.
O programa Motirõ é uma iniciativa da FADESP que propõe uma série de encontros, de maio a outubro, preparando a comunidade acadêmica e científica para participar ativamente da COP 30, que será sediada em Belém. A proposta é construir coletivamente caminhos para entender e enfrentar os desafios que envolvem a região amazônica.
Data: 5 de junho de 2025
Horário: 9h às 12h
Local: Auditório do CAPACIT (UFPA)
Palestrante: Ima Vieira (MPEG/FINEP)
Aberto ao público.
Temas:
– Justiça climática: O que é? Por que o desequilíbrio ambiental afeta as pessoas/camadas sociais de diferentes formas?
– O ponto de não-retorno: entendendo conceitos.
