Informe sobre suspensão do Saúde Belém Digital

  • DATA DE PUBLICAÇÃO: 01/03/2025

A Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) informa que o serviço Saúde Belém Digital está suspenso a partir de hoje, 1º de março de 2025. A medida dá cumprimento imediato ao termo assinado pelo titular da Secretaria Municipal de Saúde (SESMA), que suspende o contrato nº 257/2024-SESMA. 

Lançado oficialmente em agosto de 2024, o projeto sempre operou de forma regular, dentro das diretrizes acordadas. Desde o início, a equipe de governança trabalhou ativamente para adaptar e aprimorar o serviço, tornando-o cada vez mais adequado à realidade local. Os ajustes realizados garantiram um atendimento eficiente, integrado à rede pública de saúde e acessível à população, evidenciado pelos mais de 77 mil atendimentos realizados. 

Foi possível não apenas ampliar o acesso a consultas, mas também desenvolver protocolos para renovação de medicamentos e gerar relatórios estratégicos para aprimorar a gestão da Atenção Primária. Também fortaleceu a integração entre o atendimento virtual e presencial ao atuar dentro das unidades de saúde. Seu impacto foi além da tecnologia, construindo pontes entre a população e o Sistema Único de Saúde (SUS), sempre com o compromisso de oferecer um cuidado acessível e humanizado.

Além disso, foram recebidos no escritório do SBD, localizado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, estudantes de graduação e especialistas do setor, incluindo representantes do Ministério da Saúde, que elogiaram o andamento do projeto.

Reconhecemos que a suspensão do serviço impacta a rotina de milhares de usuários. Assim, prezando pela transparência, estamos adotando as medidas cabíveis para esclarecer os motivos da decisão e seus desdobramentos. 

Agradecemos a compreensão de todos e reforçamos nosso compromisso com o acesso à saúde digital. Seguiremos informando sobre quaisquer atualizações.