Campus da UFPA Ananindeua é inaugurado

  • DATA DE PUBLICAÇÃO: 04/10/2024

Na manhã de 3 de outubro, a Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP), inaugurou oficialmente o novo campus no município de Ananindeua.

A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades acadêmicas, incluindo o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, e o vice-reitor, Gilmar Pereira. Também estiveram presentes a vice-coordenadora e a coordenadora em exercício do campus Ananindeua, Luciana Pereira Gonzalez, além do diretor executivo da FADESP, Roberto Ferraz Barreto.

A inauguração representa um avanço significativo para a expansão da educação superior pública e de qualidade na região de Ananindeua e seu entorno.

O novo campus foi projetado para atender à demanda crescente da comunidade acadêmica, oferecendo uma infraestrutura moderna e adequada às necessidades dos alunos e professores. O espaço conta com 14 salas de aula, 2 salas para atendimento administrativo, auditório e biblioteca, além de áreas de convivência para os alunos. A estrutura será dedicada a cursos de graduação e pós-graduação, abrangendo áreas como Engenharia de Materiais, Engenharia de Energia e as licenciaturas em Física, Química, História e Geografia.

Diversidade de cursos 

Além dos cursos presenciais, o campus abrigará também as atividades dos cursos de ensino a distância promovidos pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas ao Ensino e Extensão (Nitae²). Isso amplia ainda mais o acesso ao ensino superior para estudantes de diferentes regiões do estado, com cursos adaptados ao formato EAD, atendendo à crescente demanda por essa modalidade de ensino.

Os cursos de pós-graduação, como o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM), Ensino de Geografia (PROFGEO) e o Ensino de História (PROFHISTÓRIA), também serão transferidos para o novo espaço, oferecendo uma estrutura mais adequada para o desenvolvimento de suas atividades acadêmicas e de pesquisa.

Parceria com a FADESP

A construção do novo campus foi viabilizada por meio de um esforço conjunto da UFPA e da FADESP, que desempenhou um papel crucial na captação e gestão dos recursos financeiros necessários para a realização da obra. O diretor executivo da FADESP, Roberto Ferraz Barreto, afirmou ser “uma honra para a FADESP cumprir a sua missão de ser uma Fundação de direito privado sem fins lucrativos, apoiando a UFPA, que é nossa mãe. Por meio dela, nos tornamos uma fundação de apoio a outras universidades e instituições também. Na nossa gestão, obtivemos um lucro de mais de 6 milhões nos últimos três anos, o que nos possibilitou apoiar a universidade na construção deste prédio. Peço que aproveitem ao máximo este espaço do ponto de vista acadêmico e que continuem lutando para que o campus cresça cada vez mais!”.

Diretor executivo da FADESP, Roberto Ferraz Barreto

O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, também destacou a importância do novo campus durante a cerimônia de inauguração. “Eu queria, na inauguração deste campus, homenagear e dedicar essa conquista às várias gerações de professoras e professores, técnicas e técnicos, alunas e alunos que lutaram em defesa da Universidade Pública. Nós estamos aqui porque, nos anos passados, quando vários governos e políticos tentaram acabar com a Universidade Pública, houve pessoas que se levantaram e não deixaram que isso acontecesse. São elas as maiores responsáveis por podermos hoje inaugurar um novo campus da Universidade.”

Reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho

Além disso, o reitor enfatizou a importância da FADESP na superação de desafios enfrentados pela universidade: “Procuramos a FADESP, que pode ser procurada agora porque a gestão é extremamente eficiente e superavitária, possuindo recursos para apoiar não só os projetos que são levados a ela, mas outras ações que estão ligadas à missão da UFPA.”

O vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira, refletiu sobre a trajetória da instituição ao longo dos últimos anos e a importância da educação pública na formação de profissionais qualificados. “Quantas pessoas já formamos nos campi de Ananindeua nesses 10 anos, que se tornaram engenheiros, professores de História, professores de Geografia? Fizemos isso primeiro no prédio alugado e depois no prédio da Cidade Nova. É muita ousadia. A Universidade Pública é a coisa mais ousada, e a UFPA é fascinante. Já imaginaram que estamos em 82 municípios deste estado? Nós formamos gente, e muitos que formamos viraram doutores e estão na universidade. É dessa universidade que falamos: viva, vibrante e emocionante.”

Com a inauguração do novo campus, a UFPA e a FADESP reafirmam seu compromisso com o crescimento e o fortalecimento do ensino superior público no Pará, ampliando o acesso ao ensino superior de qualidade e promovendo o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação na Amazônia.

Texto: Brena Marques 

Com informações ASCOM UFPA

FOTOS: Caroline Torres/ASCOM FADESP