Sábado (28) foi o Dia D do Saúde Belém Digital. Mais de mil profissionais de saúde estiveram em 73 pontos da capital paraense e distritos apresentando a tecnologia. As abordagens educativas ajudaram moradores de Belém a baixar o aplicativo, fazer o cadastro e acessar os serviços de teleorientação. Atualmente, mais de 32 mil moradores de Belém já estão cadastrados na plataforma.
A mobilização aconteceu após o período de capacitação promovida nas últimas semanas pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). Após conhecerem as facilidades da plataforma, Agentes de Combate às Endemias e Agentes Comunitários de Saúde passam a atuar como multiplicadores.
Para acessar as consultas, é necessário estar cadastrado na Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência. A ação de sábado aconteceu em feiras, shoppings, supermercados, unidades de saúde, igrejas, praças, escolas, entre outros espaços.
O Saúde Belém Digital oferece consultas virtuais com médicos generalistas, pediatras, educadores físicos, psicólogos e nutricionistas de segunda a segunda. A tecnologia é desenvolvida através da parceria da Sesma com Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP), Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa) e Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço é gratuito e está disponível nas versões Android, iOS e também pelo navegador de internet.
Novidade aprovada
Tatiana Leão é Agente Comunitária de Saúde (ACS) e moradora do bairro do Jurunas. Atualmente, indicar o Saúde Belém Digital para os moradores da área e também para seus familiares faz parte da rotina. Um dos beneficiados é o cunhado que sofre de ansiedade. Sem condições financeiras para pagar consultas, a tecnologia chega em boa hora.
“O aplicativo é algo bom, principalmente nesse momento em que ele está precisando. O celular já está na mão. É só entrar em contato”, celebra a agente. Ela diz estar recebendo retornos positivos, especialmente de quem está tirando dúvidas com os médicos, que atendem 24h por dia. Para ela, é economia de tempo e recursos, já que não precisam gastar com transporte para conseguir informações com profissionais habilitados.
Natália Lima, empresária do bairro da Cidade Velha, também enxerga essa vantagem na tecnologia. Ela baixou o aplicativo durante a ação do sábado e ficou entusiasmada com a novidade. Preocupada com o bem-estar, ela ficou interessada em consultas com nutricionistas, pois é adepta dos exercícios físicos. “Facilita bastante por ser on-line e pelos médicos atenderem até de madrugada. É muito bom, gostei’, comemora.
Texto: Marta Cardoso
Foto ASCOM SESMA