Facilidade de uso é ponto forte do Saúde Belém Digital 

  • DATA DE PUBLICAÇÃO: 19/09/2024

Teleorientação e telemedicina são opções surpreendentes para boa parte dos brasileiros. Da mesma forma como fazer transições bancárias e solicitar transporte na tela do celular eram tarefas impensáveis antes da popularização dos aplicativos. 

Em Belém, a população já conta com tecnologia inovadora que traz as facilidades da tecnologia móvel para complementar a Atenção Básica. 

Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de combate às endemias (ACES) são fomentadores do Saúde Belém Digital. Através de capacitações promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), os profissionais são orientados a apresentar as vantagens do serviço, que ajuda a desafogar filas e aproxima a população dos cuidados em saúde. 

Os agentes são orientados na capacitação a cadastrar famílias inteiras no Saúde Belém Digital. Essa cobertura é importante mesmo que na casa exista apenas um smartphone sendo utilizado por todos. “Da mesma forma que, no computador, o navegador permite acessar contas de e-mail de pessoas diferentes, no aplicativo Saúde Belém Digital não é diferente”, esclarece Dener Mendonça, agente comunitário de saúde que ministra a capacitação. 

Nas turmas já preparadas para a busca ativa de usuários, as dúvidas recorrentes estão sendo esclarecidas. Uma delas é sobre o atendimento a menores de 18 anos. Seguindo as normas do serviço, a única restrição é nas consultas psicológicas, que devem ser acompanhadas integralmente por um adulto responsável.

Outra dúvida é relacionada ao pacote de internet dos usuários. Sobre isso, os agentes são orientados a destacar que o aplicativo não consome dados móveis durante o atendimento. Apenas quem optar por utilizar o serviço na versão web terá impacto em seu pacote. 

A agente Paula Cristina participou nesta quarta-feira (18) de capacitação no Memorial dos Povos em Belém. Atuante no bairro do Guamá, acredita que o SBD irá facilitar a rotina da comunidade, pois muitos relatam dificuldades de locomoção para unidades de saúde. 

“Eu acredito que, para pessoas com mais idade, será mais complexo o cadastro. Mas com os agentes auxiliando, vão entender como funciona o aplicativo”, avalia. 

Para facilitar o cadastro dos usuários, as equipes de agentes visitam as residências usando crachá com o QR Code do Saúde Belém Digital. Ele direciona o morador para a página do serviço (https://sesma.belem.pa.gov.br/saude-belem-digital/). Nela, é possível acessar a versão web ou baixar o aplicativo disponível para Android. Em breve, a tecnologia também funcionará no sistema iOS. Quem tiver dificuldades de acesso pode acionar o SAC de 8h às 17h através de botão que direciona para WhatsApp. 

O Saúde Belém Digital é uma parceria da Sesma com a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP), Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa) e Sistema Único de Saúde (SUS). 

Cadastro 

Moradores de Belém podem começar a utilizar o serviço a qualquer momento. Porém, após 90 dias, é necessário se cadastrar no Programa Família Mais Saudável para continuar sendo usuário da teleorientação. Para quem já estiver cadastrado, é importante procurar uma Unidade Básica de Saúde. 

Texto: Marta Cardoso 

Foto: Assessoria do Saúde Belém Digital