Agentes iniciam cadastro de usuários no Saúde Belém Digital

  • DATA DE PUBLICAÇÃO: 16/09/2024

Fundamentais na promoção da saúde pública, os Agentes de Combate às Endemias e Agentes Comunitários de Saúde abraçam a partir desta semana uma nova missão. Eles irão ajudar os moradores de suas áreas de abrangência a baixar e utilizar o Saúde Belém Digital, nova ferramenta da Atenção Básica na capital. 

Cerca de 2.700 profissionais participam desde a semana passada da capacitação oferecida pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). Realizada em turmas no auditório do Centro Universitário da Amazônia (Uniesamaz) e também nos distritos de Belém, a atividade esclarece dúvidas dos agentes sobre o funcionamento do aplicativo.

Além disso, os agentes visualizaram o potencial da ferramenta para impactar a Atenção Básica ao permitir que, a partir do celular, os usuários interajam com médicos, psicólogos, educadores físicos e nutricionistas de segunda a segunda. 

Ministrante da capacitação, o agente comunitário de saúde Dener Mendonça enfatizou que os agentes precisam adquirir confiança no uso do aplicativo para virarem multiplicadores. Ele ressaltou que a plataforma não substitui os serviços de saúde pública atuais, vindo para complementar através da inovação digital. 

Com base em levantamentos da Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa), ele apontou que 70% do público que procura serviços de urgência e emergência poderia ser atendido na Atenção Básica. Porém, fomentando uma nova cultura de atendimento, é possível desafogar filas das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e prontos-socorros.

O ministrante ressalta que a ferramenta traz um sistema intuitivo, semelhante aos aplicativos de mensagem, facilitando a compreensão de uso. Na capacitação, os agentes antecipam possíveis dúvidas dos usuários. “A importância disso é poder sentir na pele como se usa um sistema novo para poder replicar ele de uma forma mais sólida”, afirma.  

O agente de saúde Glauber Valério vê com otimismo a divulgação da ferramenta na área onde atua, no bairro da Campina. Ele conta que, especialmente os comerciantes, afirmam não ter tempo para ir aos postos de saúde, por causa da rotina de trabalho. “Eles vão ficar muito felizes em saber que terão o atendimento na palma da mão. Fica muito mais dinâmico para eles”, comemora.

Facilidade

Disponível atualmente na versão Android e web, o Saúde Belém Digital é uma parceria da Sesma com Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP), Cinbesa e Sistema Único de Saúde (SUS). 

O serviço disponibiliza atendimento remoto com médicos generalistas e pediatras, 24h por dia, e com nutricionistas, educadores físicos e psicólogos de 8h às 12h e 14h às 18h. Os atendimentos são gratuitos e, pelo aplicativo, não consomem dados do pacote de dados do usuário. Em caso de dificuldades no uso do app, está disponível SAC no horário de 8h às 17h.

Texto: Marta Cardoso