Aplicativo do Saúde Belém Digital está disponível para Android

  • DATA DE PUBLICAÇÃO: 02/09/2024

Os usuários de dispositivos Android já podem acessar os serviços do Saúde Belém Digital através de aplicativo disponível na Google Store. A ferramenta está disponível para download desde esta sexta-feira (30). Gratuito, a plataforma não consome dados de internet dos usuários, além de ser compatível com redes móveis 3G, 4G e 5G.

Essa é mais uma facilidade da estratégia digital promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), voltada para a Atenção Primária da capital paraense. Ela permite que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) tenham atendimentos remotos através de tecnologia intuitiva, semelhante aos aplicativos de mensagem. 

Lançado no último dia 27, o serviço digital virou realidade a partir da parceria com a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) e Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa), com apoio do Ministério da Saúde. Entre os objetivos estão ampliar os cuidados de saúde, diminuir as filas de urgência e emergência e aproximar os usuários da Estratégia Saúde da Família (ESF). 

Para isso, a tecnologia móvel vira uma ferramenta estratégica que permite interação por texto, áudios, vídeos gravados ou em tempo real. Do outro lado, estão médicos generalistas e pediatras da rede pública de saúde, aptos a atender situações de baixa complexidade. Reforçam a equipe os profissionais de Nutrição, Psicologia e Educação Física. 

Na palma da mão

O Saúde Belém Digital é destinado aos residentes de Belém cadastrados pelas equipes do Programa Família Mais Saudável. Quem acessar o aplicativo, sem ter o cadastro na rede pública, poderá utilizar a teleorientação durante 90 dias. Após esse prazo, será necessário procurar uma unidade de saúde para continuar usando a tecnologia.

Após baixar o aplicativo, o usuário deve preencher os campos com CPF, data de nascimento, nome completo da mãe e número de celular. Em seguida, deve digitar o código enviado por SMS. Com o login feito, é hora de escolher um dos profissionais disponíveis no ícone “Chat Médico”. Basta escolher a especialidade e aguardar o tempo máximo de 15 minutos para acontecer a primeira interação. 

Funcionalidades

Na seção “Histórico Médico”, usuários e profissionais de saúde podem incluir informações que agilizam a consulta: alergias, histórico de doenças e medicações em andamento. O serviço garante a confidencialidade de todas as suas informações médicas. Em breve, a ferramenta também estará disponível para dispositivos iOS. 

Os serviços através do aplicativo, voltados aos casos de baixa complexidade, são abrangentes, para atender de crianças a idosos. A teleorientação médica acontece 24 horas por dia, nos sete dias da semana. Já o atendimento por nutricionistas, psicólogos e educadores físicos acontece de 8h às 12h e de 14h às 18h, todos os dias da semana. 

Texto: Marta Cardoso