Saúde Belém Digital chega como suporte inovador ao serviço público

  • DATA DE PUBLICAÇÃO: 28/08/2024

Está no ar o Saúde Belém Digital, ferramenta que os moradores de Belém ganharam para ter atendimento gratuito através do Sistema Único de Saúde (SUS). Acessando o site da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) a partir desta quarta-feira (28), ou escaneando os QR codes espalhados pela cidade, os usuários podem se cadastrar no serviço gratuito.

A novidade foi desenvolvida através da parceria entre Sesma, Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) e Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa). Pensada para funcionar com os mesmos recursos dos aplicativos de mensagem, a plataforma é a nova estratégia para ampliar o acesso à saúde na capital paraense. O coração do projeto é a Atenção Primária à Saúde (APS), dedicada à proteção de saúde, prevenção, diagnósticos e outras ações que promovam a saúde da comunidade.

Com a nova ferramenta digital, a meta é atender 680 mil moradores de Belém na primeira etapa e expandir os cadastros até 2025, cobrindo toda a população da capital. Ao incrementar a Estratégia de Saúde da Família (ESF), o serviço municipal de saúde traz praticidade no atendimento ao permitir, por exemplo, que pessoas com dificuldades de locomoção ou com dúvidas sobre medicamentos possam receber orientações confiáveis e com a agilidade das tecnologias virtuais.

Os usuários cadastrados terão assistência médica e pediátrica 24h por dia. Além disso, contam todos os dias da semana com suporte de nutricionistas, psicólogos e educadores físicos, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Para usufruir dos serviços, maiores de 18 anos e seus dependentes devem ser cadastrados pelas equipes da ESF nas Unidades Básicas de Saúde de Belém.

A plataforma não deve ser confundida com serviço de urgência e emergência, pois atenderá casos de baixa complexidade. O objetivo do Saúde Belém Digital é dar suporte inovador para a estrutura já estabelecida do serviço público.

Nesse sentido, os usuários de diferentes faixas etárias terão contato com profissionais a exemplo dos médicos da família. Esses especialistas estão aptos a identificar fatores de risco e apontar estratégias para mudanças no estilo de vida e também detectar precocemente problemas de saúde. Essas mudanças podem ser colocadas em prática com o suporte dos profissionais da Nutrição, Educação Física e Psicologia.

Como usar
O cadastro inicia acessando o site do Saúde Belém Digital (sesma.belem.pa.gov.br/saude-belem-digital). Em seguida, é necessário digitar CPF, data de nascimento, nome da mãe e telefone celular. Na sequência, será enviado código de confirmação por SMS, necessário para conclusão do cadastro.

Após essa etapa, basta escolher um dos profissionais disponíveis. A primeira interação acontece em até 15 minutos. Nas interações, os usuários podem escolher comunicação através de texto, áudio ou vídeo. Além disso, os cadastrados poderão em breve baixar gratuitamente o aplicativo em dispositivos com sistemas operacionais Android e iOS.

Texto: Marta Cardoso