Belém, 04 de março de 2024
16:10h
Sobre a anulação do concurso público promovido pelo Município de Parauapebas, a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) reforça que tem cumprido, rigorosamente, seu papel ético e seus deveres contratuais de garantir a transparência e retidão de todo o certame.
Diante da suspeita de fraude, foi a FADESP quem acionou as autoridades policiais locais, tendo acompanhado o desenrolar do inquérito, as diligências policiais e prestado informações quando solicitada.
Não cabe à FADESP, como banca realizadora, determinar a continuidade do concurso ou definir sobre a reaplicação da prova. Ressaltamos que a decisão pela anulação do concurso foi tomada unilateralmente pela Administração Municipal, embora a FADESP tenha se colocado à disposição para reaplicar o certame.
Destacamos que o inquérito policial foi conduzido com competência pelas autoridades policiais. A respeito da denúncia apresentada pelo Ministério Público, a FADESP se irmana aos desejos de esclarecimentos, colocando-se, mais uma vez, à disposição para colaborar no que for necessário. Entendemos que é muito importante que fraudes contra concursos públicos sejam identificadas e combatidas, de modo a desestimular esse tipo de conduta contrária ao interesse público.
A FADESP, maior e mais antiga Fundação de Apoio do Norte do Brasil, ao longo dos 46 anos de existência, sempre se pautou pela transparência e seriedade em sua atuação, buscando exercer com excelência a sociedade como um todo.
FUNDAÇÃO DE AMPARO E DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA – FADESP