NOTA OFICIAL DA FADESP

  • DATA DE PUBLICAÇÃO: 28/11/2023

Sobre o Concurso Público da Prefeitura Municipal de Parauapebas, a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa – FADESP (banca do certame) informa que a suspeita acerca de provável fraude foi identificada pela equipe de coordenação/fiscalização da FADESP (por volta das 10h20 – mais de duas horas após o começo da prova) que, imediatamente, acionou a Polícia Militar.

Confirmada a tentativa de fraude, a candidata foi levada à coordenação da unidade de ensino, enquanto aguardava a chegada da guarnição de plantão, que a conduziu à Polícia Civil. O registro do flagrante ocorreu às 11h19 (horário constante no Boletim de Ocorrência, lavrado pelo delegado Nelson Alves, PC/Parauapebas).

De modo a preservar os fatos tal como ocorreram, a FADESP esclarece ainda que a candidata foi presa com um ponto eletrônico, não com um gabarito. Em momento algum ela afirmou, em depoimento, que recebeu o gabarito antes da prova. Seu depoimento é inequívoco no sentido de que teria recebido esse aparelho – e não as respostas – de um mototaxista.

A possível tentativa de fraude foi detectada pela FADESP, cujos representantes (coordenador geral e da unidade de ensino) acompanharam todas as demais etapas; a candidata envolvida foi presa; o certame foi preservado; a prova foi aplicada sem outras intercorrências. Não há, portanto, qualquer indício de vazamento da prova/gabarito antes do início do concurso, nem nada que justifique sua suspensão, que é injustificável neste momento.

Esperamos que a Polícia investigue a fundo o caso, para que os criminosos sejam identificados.
A FADESP ficará à disposição para somar-se às diligências.

Por fim, toda e qualquer informação que divirja do exposto nesta nota é inverídico. A FADESP atua na área de Concursos Públicos desde 2005 e confia/investe fortemente em protocolos de sigilo e segurança.

FUNDAÇÃO DE AMPARO E DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA – FADESP

Belém, 28 de novembro de 2023
13:45h

**********

Para solicitações de imprensa, envie e-mail para [email protected]

Nota em PDF disponível para download, clique aqui.