FADESP é homenageada em 1ª edição do prêmio cultural Ruy Barata

  • DATA DE PUBLICAÇÃO: 29/05/2023

A 1ª Edição do Prêmio Cultural Ruy Barata ocorreu no dia 26 de maio no Teatro do Sesi. O evento, que celebrou o poeta, também exaltou os talentos da cultura no Pará, buscando incentivar a produção cultural e artística na região. A iniciativa do prêmio é da Associação de Arte, Cultura e Memória Ruy Barata, com apoio e realização da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex), do Instituto de Ciências das Artes (ICA), da Faculdade de Artes Visuais (FAV), do Curso de Multimídia, em parceria com a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP).

Durante a cerimônia, a FADESP foi agraciada com prêmio na categoria “Incentivo à Pesquisa e Cultura”. A Executiva de Negócios da Instituição, Socorro Souza, representou a FADESP na premiação. “Nos sentimos honrados com a indicação, pois ratifica nossa missão como agente estratégico no apoio e execução de projetos na região Amazônica. Acreditamos que apoiar a pesquisa e a cultura é fundamental para fortalecer a identidade cultural de um povo, bem como contribuir para o seu crescimento social e econômico”, diz Socorro.

Da esquerda para direita: Socorro Souza, executiva de negócios da FADESP; Nelson Souza Júnior, pró-reitor de extensão da UFPA; Emmanuel Tourinho, reitor da UFPA e Úrsula Vidal, secretária de Cultura do Estado.

O homenageado Ruy Guilherme Paranatingauu Barata, nascido em Santarém em junho de 1920 e falecido em São Paulo em abril de 1990, foi um aclamado escritor e deixou um legado significativo na literatura paraense. Além de suas contribuições literárias, Ruy Barata também colaborou com seu filho, Paulo André Barata, na composição de inúmeras canções que se tornaram referências na música brasileira. Juntos, deixaram um importante e duradouro impacto no cenário musical, enriquecendo a cultura do Pará

O Prêmio Cultural Ruy Barata representa um marco na valorização e reconhecimento dos esforços em prol da cultura no Pará. A FADESP reafirma seu compromisso em continuar impulsionando projetos e pesquisas, enriquecendo ainda mais o cenário cultural e o desenvolvimento na Amazônia

.