FADESP integra comissão de desenvolvimento do PLP2050

  • DATA DE PUBLICAÇÃO: 16/01/2023

Na manhã desta segunda-feira, 16, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (SEPLAD), em parceria com a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP), lançou o “Planejamento Estratégico de Longo Prazo do Estado do Pará – Pará 2050”, no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará, marcando oficialmente o início das atividades do projeto.

Secretária de Planejamento e Administração do Estado, Elieth Braga.

O primeiro momento do planejamento contempla a mobilização dos atos e segmentos, nas regiões do Guajará, Guamá, Marajó, Rio Caeté, Rio Capim e Tocantins. O “Pará 2050” será desenvolvido nos próximos 15 meses, a partir de ações que incluem diagnóstico e pesquisa, elaboração de cenários, escuta social, encontros temáticos regionalizados e, por fim, a institucionalização do plano nas 12 regiões de integração do estado.

O planejamento estratégico contempla período de 2024 até 2050, sendo norteado pela busca do desenvolvimento inclusivo e sustentável, refletindo na melhoria dos indicadores sociais, na ampliação da competitividade econômica, na redução da concentração territorial da riqueza e na sustentabilidade ambiental, sob o prisma do aperfeiçoamento e inovação da gestão pública estadual, de modo a torná-lo mais eficaz, eficiente e efetiva.

À FADESP caberá a gestão técnica/financeira do PLP2050, com uma equipe que reúne a expertise de pesquisadores da UFPA e analistas da Fundação.

Texto de Brena Marques, com informações da ASCOM/SEPLAD

Fotos: ASCOM/SEPLAD