FADESP completa 45 anos com celebração para colaboradores

  • DATA DE PUBLICAÇÃO: 18/11/2022

Diretor Executivo da Fundação, Roberto Ferraz Barreto, e o reitor da Universidade Federal do Pará Emmanuel Tourinho conduziram a cerimônia de comemoração pelos 45 anos da entidade, ocorrida nesta sexta-feira, 18.

 

Uma celebração para colaboradores, além de apresentação da campanha institucional “FADESP 45 anos” marcaram, na manhã desta sexta-feira (18), o aniversário de 45 anos da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP). O evento teve início no auditório Arlindo Pinto, no prédio anexo ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFPA. 

 

CAMPANHA DE 45 ANOS – A coordenadora de Comunicação da FADESP, a jornalista Lorena Filgueiras, apresentou a campanha do aniversário da Fundação, que tem como peça-conceito um guarda-chuva laranja. “Concluímos que nada representaria melhor esse momento da FADESP do que um guarda-chuva, pela questão da identidade amazônica, já que a gente brinca que aqui na Amazônia, se não chove todo dia, chove o dia todo. Também pelo sentido da abrangência, uma vez que a FADESP consegue incorporar sob seu ‘guarda-chuva’ inúmeros serviços em benefício da sociedade, além da questão metafórica da proteção, porque o guarda-chuva abriga da chuva, mas também pode nos proteger do sol. Essas são as razões pelas quais o elegemos como a peça-conceito dessa grande celebração”, explicou.

 

Foi apresentado, em primeira mão, o VT publicitário/institucional, que começa a ser veiculado na noite desta sexta-feira (18), além do selo comemorativo pelos 45 anos da instituição, criado pelo publicitário Aurélio Oliveira, e que será utilizado em documentos oficiais até novembro do ano que vem. O portal oficial da instituição também ganhou novidades, passando a ter uma capacidade aprimorada de processamento e mais responsividade para os usuários.

 

Lorena lembrou a ação realizada no último dia 8 de novembro, junto aos estudantes que frequentam o Restaurante Universitário Básico da UFPA. Na ocasião, eles receberam brindes alusivos à campanha de aniversário da FADESP e fizeram fotos em um totem que simulava a capa da revista da Fundação. Ao todo, foram mais de 500 brindes, entre guarda-chuvas, canecas, chaveiros, squeezes, agendas, entre outros.

 

Ainda dentro do planejamento alusivo ao aniversário da FADESP, a coordenadora de comunicação anunciou que já está no ar o hotsite que resgata a história da instituição e apresenta as ações realizadas pela Fundação ao longo desses 45 anos. O endereço é o https://45anos.fadesp.org.br/. “Era uma coisa que muito nos incomodava: a lacuna dos registros históricos da FADESP dentro da própria FADESP. Para tentar resolver isso, consultamos o setor de obras raras da Biblioteca Nacional e da Biblioteca Arthur Viana. Por meio dos jornais de época, resgatamos matérias, discursos e fotos históricas – conteúdo que está em nosso site dos 45 anos”, explicou.

 

NOVIDADES E COMPLIANCE – O diretor da FADESP, Roberto Ferraz Barreto, parabenizou a toda a equipe de colaboradores pelos 45 anos, celebrados nesta sexta-feira, e relembrou um pouco da história da instituição, criada inicialmente para ser mais um instrumento de fortalecimento da pesquisa na Universidade, e anunciou novidades. “Nós temos hoje em torno de 90 colaboradores, além dos bolsistas, estagiários, etc. Por ser uma entidade de direito privado não recebe nenhuma ajuda do Governo Federal, capta com os projetos, então, agora, estamos buscando a modernização da nossa cultura de gestão. Dentro disso, estamos contratando uma empresa que vai trabalhar conosco o Compliance a partir de janeiro de 2023”, pontuou.

 

O reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, também fez questão de parabenizar a todos os servidores da FADESP e destacou a importância da Fundação para a universidade. “A FADESP nasceu com a vocação de apoiar a UFPA e permitir que o conhecimento produzido na instituição chegue mais prontamente a todos os setores da sociedade que podem dele usufruir, então, muito do que a Universidade faz hoje tem a contribuição indispensável do trabalho da FADESP e somos muito gratos por essa parceria”, frisou.

 

UMA HISTÓRIA FEITA DE GENTE – A agente de serviços gerais Eliana Modesto, 59, dedica-se à FADESP, diariamente, há 16 anos, e garante que quer se aposentar no local. “Para mim, é um grande motivo de orgulho e felicidade trabalhar aqui, primeiro porque é um ambiente muito agradável, todos são amigos e colaboram. E porque eu sei que a FADESP ajuda a criar oportunidades para as pessoas estudarem, se aperfeiçoarem e isso é muito importante”, declarou.

 

Depois das falas institucionais e da apresentação da campanha publicitária, que ocorreram no auditório Arlindo Pinto, todos se dirigiram para o prédio-sede da instituição, onde foi servido um café da manhã para os colaboradores e foi descerrada a placa comemorativa pelos 45 anos da Fundação.

 

Para assistir a campanha, acesse: Clique aqui

Para conferir as fotos do evento: Clique aqui

 

Ficha técnica:
Produção, edição e finalização: Marahu Filmes
Diretor: Fernando Segtowick
Roteiro original: Lorena Filgueiras

Campanha: ASCOM/FADESP

André de Loreto Melo

Brena Marques
Lorena Filgueiras

 

Selo 45 anos
Criação: Aurélio Oliveira

 

Campanha institucional:
André de Loreto Melo – ASCOM/FADESP
Aurélio Oliveira
Brena Marques – ASCOM/FADESP
Lorena Filgueiras – ASCOM/FADESP