Candidatos realizam prova do PSE UEPA 2023 – (Forma Pará)

  • DATA DE PUBLICAÇÃO: 18/09/2022

Nesta manhã deste domingo, 18, ocorreu a prova do Processo Seletivo Especial (PSE) 2023 da Universidade do Estado do Pará (Forma Pará) em 39 municípios paraenses. O certame contou com mais de 13 mil inscritos que disputam 1.950 vagas de graduação superior.

A Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP), responsável pela execução do processo, reforçou os protocolos sanitários de prevenção à COVID-19, garantindo a segurança dos fiscais e candidatos. Às 8h, os portões dos todos os locais de provas, foram abertos para a entrada dos candidatos. O exame iniciou às 9 da manhã e findou às 13h. As provas objetivas para avaliação de conhecimentos foram compostas por 35 questões e redação.

Em Ananindeua, segundo município mais populoso do Estado do Pará, onde a UEPA oferta 50 vagas para o curso de Biomedicina, o certame contou com 1.366 inscrições. A candidata Izabeli Gomes, de 20 anos, soube do processo pela internet e decidiu se inscrever. “Sempre tive apreço pela área da saúde, então achei uma ótima oportunidade para conseguir uma vaga na UEPA”, disse ela, que já tem planos para o futuro. “Pretendo passar e me formar. Além do alcance profissional, quero mudar a minha realidade e da minha mãe. Como não temos casa própria, vi nessa prova uma oportunidade para chegar mais próximo do meu propósito”, finaliza.

Candidata, Izabeli Gomes.

Deidson Victor, 17 anos, é aluno do último ano do ensino médio e realizou a prova na Escola pública Padre Gabriel Bulgarelli, localizado em Ananindeua. Deidson, que também sempre teve interesse na área da saúde, revela sua expectativa. “Eu me preparei o ano todo, então estou
confiante. O que me deixa mais ansioso é a redação”, relata. Para ele, a ocasião vai além de uma formação. “Quero melhorar minha condição financeira e fornecer uma qualidade de vida para minha família, e assim, poder realizar meus sonhos”, afirma.

O estudante, Deidson Victor.

Maior procura
O curso de Biomedicina, em Cametá, foi o mais procurado de todo o certame e teve 1.911 inscritos, seguido pelo curso de Fisioterapia, no município de Breves, com 1.640 candidatos. A expectativa é que os candidatos tenham acesso ao gabarito preliminar da prova objetiva no dia 19 de setembro. Já a divulgação do resultado preliminar da prova objetiva e redação devem ocorrer dia 26 de outubro. O resultado definitivo do PSE UEPA 2023 está previsto para ser divulgado no dia 4 de novembro.

Para conferir o cronograma completo do PSE UEPA 2023, clique aqui!

Atualmente, estão abertas as inscrições (até 10/10/22) para o PSE do Instituto Federal do Pará (IFPA). Serão ofertadas 320 vagas, distribuídas em sete municípios do estado. Para mais informações do PSE IFPA 2023, clique aqui!