UFPA e FADESP serão parceiras na construção do Campus Universitário de Ananindeua.

  • DATA DE PUBLICAÇÃO: 16/08/2022

Para celebrar os 9 anos de atividades do campus Universitário de Ananindeua (CANAN) da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi realizado nesta terça-feira, 16 de agosto, uma solenidade especial com a presença de toda comunidade acadêmica. A mesa de honra foi composta pelo reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; o vice-reitor, Gilmar Pereira da Silva; juntamente com o coordenador do campus Ananindeua, Alcy Favacho Ribeiro; e a vice coordenadora, Luciana Pereira Gonzalez.

Na oportunidade também estiveram presentes o diretor executivo da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP), prof. Dr. Roberto Ferraz Barreto, o diretor adjunto, prof. Alcebíades Negrão Macêdo, além de coordenadores e professores de outros campi da UFPA.

O CANAN foi criado em 12 de agosto de 2013 e, desde então, vem se expandindo, compreendendo atualmente oito cursos de graduação e duas pós-graduações. Ao longo dos últimos anos, o campus teve a importante função de investir na formação profissional e tecnológica da região Metropolitana de Belém.

Em sua fala de abertura, a vice coordenadora do campus Ananindeua, Luciana Pereira Gonzalez, agradeceu a presença e parabenizou a todos pela contribuição para o fortalecimento do CANAN. “Cada um colaborou para o crescimento do campus. Esse lugar tem uma característica: do pouco, conseguimos fazer muito! A qualidade do ensino e pesquisa, do trabalho junto à sociedade é um mérito não só dos professores, mas dos alunos também”, afirmou.

Vice coordenadora do campus Ananindeua, Luciana Pereira Gonzalez.

De acordo com o coordenador do campus, Alcy Favacho Ribeiro, o CANAN é um agente de transformação de vários municípios. Além de Ananindeua o campus recebe diversos alunos de outras localidades, como Marituba, Benevides, Santa Barbará do Pará, Santa Izabel do Pará, do distrito de Benfica, entre outros. “Temos atuação em vários municípios, por conta da qualidade que nosso campus oferece. Mesmo com nossa atual estrutura, não medimos esforços para resolver todas as situações, então, quero comemorar mais um ano de existência do campus Ananindeua, pertencente à essa grande Universidade da Amazônia, que é a Universidade Federal do Pará”, afirmou Ribeiro.

Coordenador do campus Ananindeua, Alcy Favacho Ribeiro.

O vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, acrescentou em seu discurso que “todos os campus nasceram sem estrutura e sem prédio, e hoje vivemos a felicidade de ter resultados importantíssimos que é a formação de pessoas. Claro que precisamos de prédios e laboratórios, temos lutado para que isso ocorra, porém, mais importante do que isso é a ousadia para alcançar uma estrutura universitária para que possamos atuar devidamente. Esse campus tinha, inicialmente, o desejo de se direcionar para tecnologias e assim tem sido! Muito das tecnologias têm sido aplicadas aqui. Que olhemos para esses momentos como importantes passos da história para avanços significativos, que precisamos ter. Desejo muito sucesso para o campus Ananindeua!”.

Vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva.

O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, reiterou a importância da Instituição, como agente transformador na vida das pessoas, do estado. “Sem dúvida alguma, a UFPA é a instituição mais importante para promover o desenvolvimento social e econômico do Estado do Pará. Ela cumpre este papel, resistindo aos obstáculos. A educação no Brasil nunca chegou ao status efetivo de uma prioridade nacional. Nunca tivemos políticas consistentes, continuadas, com financiamento à altura da necessidade para ter um sistema educacional que garanta cidadania para todas as pessoas. Além de termos um sistema universitário que é muito recente, países vizinhos possuem universidades com 200, 300 ou mais anos, enquanto que no Brasil, as universidades são todas muito jovens. E por isso nossos campi ainda são incompletos. Quando assumimos a gestão da universidade, em 2016, uma das prioridades foram os dois campus sem estruturas devidas: Ananindeua e Salinópolis. Ao mesmo tempo, tivemos que lidar com cortes nos orçamentos. Antes mesmo de assumirmos, os recursos para obras e equipamentos era em torno de 70 milhões de reais; hoje o orçamento é de 6 milhões de reais, menos de 10%, porém , mesmo se tivéssemos recursos, não poderíamos construir o campus de Ananindeua, pelo fato de não existir projeto para construção. Só existia o terreno. Não havia projeto, tampouco licitação e nem termo de referência. Então, como o nosso recurso era pouco, contratamos nossos professores, do Instituto de Tecnologia, para elaborar um projeto de urbanização e um projeto para construção os prédios iniciais”.

Reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho.

Com projeto finalizado, o reitor procurou soluções para realizar a obra. “Os diretores da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP), prof. Roberto Ferraz Barreto e Alcebíades Negrão Macêdo, têm feito um trabalho muito importante de aperfeiçoamento na gestão da Fundação, que hoje é superavitária. Graças a isso, apresentamos uma proposta de construção em reunião do conselho diretor da FADESP, na qual eu compareci. A notícia boa é que a FADESP nos aportará recursos para criar o primeiro prédio de sala de aula do campus Ananindeua!”, comemorou Tourinho.

“Estamos juntos nessa luta para avançar com o campus universitário de Ananindeua, avançar academicamente, avançar no impacto social e na estrutura, para que vocês possam desenvolver trabalhos e pesquisas com toda eficiência e tranquilidade que é necessária! ”, finalizou.