FADESP realiza certame do Prosel UFPA 2022

  • DATA DE PUBLICAÇÃO: 15/05/2022

Na tarde deste domingo, 15, candidatos realizam as provas do Processo Seletivo Especial do Forma Pará 2022, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Foram ofertadas 190 vagas do Ensino Superior, em cinco municípios do estado.

Às 13h, os portões dos locais de prova foram abertos. A Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP), banca organizadora do certame, seguiu os protocolos de biossegurança previstos no edital, como a checagem de temperatura, higienização das mãos, exigindo a apresentação do comprovante vacinal e uso de máscara para a realização da prova.

Os cursos ofertados pela UFPA são: Sistema de Informação, em Oeiras do Pará (30 vagas); História, em Curralinho (40 vagas); Letras – Língua Inglesa, em Viseu (40 vagas); Agronomia, em Pacajá (40 vagas), e por fim, Geoprocessamento, no distrito de Outeiro (40 vagas).

A novidade ficou por conta do primeiro vestibular para Outeiro. Com a notícia do novo curso de graduação na região, muitos candidatos ficaram entusiasmados com o certame. A estudante, Thamires de Oliveira, 17, terminou o ensino médio recentemente e deseja ingressar em uma universidade. Quando soube da oferta em seu distrito, rapidamente fez sua inscrição. “Para quem é morador de Outeiro, a oportunidade é excelente! Nunca houve um curso aqui e, antes, tínhamos que nos deslocar para longe. Minha expectativa é grande!”, revela.

Estudante, Thamires de Oliveira.

A oferta do curso tem como objetivo atender, principalmente, estudantes e moradores que residem na região distrital. Bruno Silva, 29, professor de Geografia, e a amiga, também professora de Geografia, Tanielle Amorim, 35, tomaram conhecimento do PROSEL, por meio das redes sociais e contam que a formação em Geoprocessamento agregaria no âmbito profissional. “Como sou da área, eu já tinha interesse no curso. Com o tempo de trabalho e experiência, nos adaptamos ao geoprocessamento e georreferenciamento”, conta Bruno. “Também trabalho com elaborações de mapas, então o curso veio em bom momento e acredito que nos aperfeiçoará”, diz Tanielle.

Na foto, Bruno Silva e Tanielle Amorim.

A prova de conhecimentos é composta por 32 questões, além da elaboração da redação. Para conferir todas as informações sobre o Prosel UFPA 2022 e resultados, acesse: www.portalfadesp.org.br