FADESP realiza certame do Prosel Forma Pará 2022

  • DATA DE PUBLICAÇÃO: 01/05/2022
Na tarde deste domingo, 1º de maio, mais de 8 mil candidatos realizaram as provas do Processo Seletivo Especial 2022 (PSE FORMA PARÁ), que ocorreu em 24 municípios paraenses.
O maior local de prova foi o município de Bragança, com 2.853 inscritos aptos, distribuídos em 8 unidades de ensino da região. A coordenação local registrou 1.048 faltosos.
A Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP), banca responsável pela elaboração e execução do certame, reforçou os protocolos sanitários de prevenção à COVID-19, garantindo a segurança dos fiscais e candidatos.
Às 13h, os portões dos locais de provas dos municípios foram abertos para a entrada dos candidatos. Todos tiveram temperaturas checadas e mãos higienizadas. Os inscritos foram submetidos a uma prova objetiva com 35 questões de conhecimentos gerais, além da redação.
A bragantina Naely Viviani Ribeiro, 24, realizou a prova no Instituto Federal do Pará (IFPA), campus Bragança, unidade com maior número de candidatos na cidade. Ela contou, entusiasma, sobre a oferta do curso de enfermagem, em que sempre teve interesse. “Nasci em Bragança, porém, após terminar o ensino médio aceitei a proposta de trabalhar como ajudante de pintura de barcos, rabetas e casas na ilha do Marajó, voltei recentemente e minha irmã avisou sobre a vaga do curso, não pensei duas vezes e abracei a oportunidade. Sempre quis ser enfermeira!”, disse.
Naely Viviani Ribeiro
Enfermagem é a grande novidade para o município, o que tornou o curso o mais procurado na localidade. É o que a Rayanne Sousa, Gestora Ambiental, de 28 anos, relata. “Sempre tive aptidão para área de saúde, mas como não havia cursos em Bragança e nem minha família tinha condição de me levar para estudar em outra cidade. Eu me formei na área ambiental e agora que surgiu a oportunidade de enfermagem, que já queria antes, realizei minha inscrição e estudei bastante. Me sinto esperançosa e preparada para este momento!”, finalizou.
Rayanne Sousa
A prova foi encerrada às 18h. Para conferir todas as informações sobre o Prosel 2022 e resultados, acesse: www.portalfadesp.org.br