Forma Pará lança chamada 2022

  • DATA DE PUBLICAÇÃO: 22/12/2021

*Com informações da Agência Pará

 

Foi lançada nesta terça-feira, 21, a chamada 2022 do programa Forma Pará. O evento no Teatro Maria Sylvia Nunes, da Estação das Docas, teve a presença do governador do estado Helder Barbalho e reuniu prefeitos, reitores, professores e estudantes.

 

Helder Barbalho destacou na solenidade algumas das vantagens do “Forma Pará”, programa desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (SECTET). “A partir do Programa Forma Pará, os nossos jovens podem cursar o ensino superior na sua cidade, ao lado da sua família, construindo, portanto, sua história e sonhando avançar na qualificação, sem que para isso precise abrir mão do seio familiar”, enfatizou o governador. Em quatro anos, frisou Helder Barbalho, o programa já está em mais de 70 municípios, ofertando 5.662 vagas em todas as regiões do Pará.

 

A Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) esteve presente, e representada por seu diretor executivo Professor Doutor Roberto Ferraz Barreto, como uma das entidades executoras do Programa Forma Pará.

 

Meta superada – O Programa Forma Pará é uma ação estadual que aumenta a oferta de cursos de nível superior no Estado. Foi criado em 2019 com a meta de ofertar 4 mil vagas até 2022. Entretanto, a demanda das prefeituras fez com que a meta fosse superada com a chamada lançada nesta terça-feira, acrescentando mais 1.700 vagas ao total de 3.963 ofertadas nas três chamadas anteriores. Em 2022 serão 34 turmas, atendendo estudantes em 32 municípios.

 

No último dia 8 de outubro, a iniciativa do governo foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), regulamentada como política pública pela Lei nº 9.324/2021, transformando o “Forma Pará” em Programa de Estado, e garantindo a continuidade nos próximos governos, que terão de manter o investimento na ampliação do número de vagas de ensino superior no Pará.