Projeto mapeia economia nas ilhas de Belém
Desde novembro de 2012, as ilhas do entorno de Belém são alvos do projeto “Zoneamento Econômico e Ambiental nas Ilhas do entorno de Belém trabalhando numa escala local (BNDES- FUNDO AMAZONIA-UFPA/FADESP)”.
O projeto tem como objetivo a ampliação da infraestrutura de pesquisa do Programa de Pós-graduação de Ecologia Aquática e Pesca da UFPA e o desenvolvimento de ferramenta para apoio ao zoneamento das principais ilhas situadas no entorno da cidade de Belém (Mosqueiro, Cotijuba, Combu e Ilha das Onças).
A metodologia aplicada nesta pesquisa trata, conjuntamente, da exploração de recursos naturais de origem vegetal e atividade de pesca.
O projeto contempla três fases principais: coleta dos dados em campo, sistematização e definição dos indicadores que representem o grau de vulnerabilidade de cada um dos territórios e, por fim, a produção cartográfica que retrate os cenários acerca do Zoneamento Econômico e Ambiental nas Ilhas.
Atualmente, o projeto encontra-se na primeira fase, das coletas socioeconômicas, totalizando 332 questionários até então aplicados. E, para o início de outubro de 2013 estão agendadas as primeiras coletas biológicas em diversos igarapés distribuídos nas quatros Ilhas.
O projeto deve gerar produtos a partir do levantamento, georreferenciamento e processamento dos dados ambientais e socioeconômicos produzidos com informações detalhadas sobre a economia local, aptidão agrícola, zonas de reprodução e alimentação dos peixes, entre outros aspectos da região, apresentados em mapas.
A coordenadora do projeto, professora Victoria Jutith Isaac Nahum,do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA, ressalta que a expectativa é que essas informações forneçam subsídios relevantes sobre a região a fim de contribuir na gestão socioambiental da área, através de propostas de zoneamento territorial.