Contagem regressiva para o I ENFAP

  • DATA DE PUBLICAÇÃO: 16/06/2021

Falta pouco para o início do I Encontro Norte das Fundações de Apoio (ENFAP), evento do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – CONFIES, nos dias 23 e 24 de junho de 2021.

Totalmente on-line e gratuito, o I ENFAP/CONFIES será o espaço de debates sobre o futuro da Ciência e Tecnologia; os desafios de se fazer Ciência na Amazônia; Rota 2030; o futuro pós-pandemia, além de outras discussões igualmente importantes, especialmente em um momento tão dramático para a humanidade e também para as Instituições de Ensino Superior e Pesquisa Científica, em função dos sucessivos cortes em seus orçamentos.

Tendo como cenário uma pandemia e a corrida contra o tempo, num esforço de imunizar as populações com vacinas produzidas em tempo recorde, as discussões em torno da temática são, além de atuais e necessárias, de suma importância ao exercício científico brasileiro. Em função do momento político e social atual, as Instituições de Ensino Superior estão ameaçadas, em função dos cortes em seus orçamentos – esse será um dos assuntos contemplados pelo I Encontro Norte das Fundações de Apoio. A abertura do evento será no dia 23/06, às 16:30, com a participação e fala inicial do reitor da Universidade Federal do Pará, Emmanuel Tourinho (que participará da mesa de debates em seguida).

Nomes confirmados

A escritora, historiadora e pesquisadora Lilia Schwarcz é um dos nomes confirmados no evento. Ela e o cientista e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, Carlos Gadelha, falarão sobre o histórico da pandemia da Gripe Espanhola no país e o Complexo Econômico Industrial da Saúde, projeto empreendido pela Fiocruz.

O pesquisador, professor e Copresidente do Painel Científico para Amazônia (ONU/USP) Carlos Nobre e o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, debaterão a respeito dos desafios de fazer Ciência na região.

O presidente do CONFIES, Fernando Peregrino, o diretor da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa – FADESP (UFPA), Roberto Ferraz Barreto e a reitora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Marcele Pereira, também estão confirmados.

Inscrições abertas

O I ENFAP/CONFIES será totalmente on-line e gratuito: é necessário fazer inscrição para ter acesso à plataforma de transmissão nos dois dias de evento – 23 e 24 de junho de 2021. Para garantir o lugar neste rico debate, basta acessar o site oficial: enfapconfies.org.br

Sobre o CONFIES

O CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica – é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional.