CONFIES realizará primeiro encontro regional das fundações de apoio à pesquisa

CONFIES realizará primeiro encontro regional das fundações de apoio à pesquisa

Por Viviane Monteiro/CONFIES

As fundações de apoio da região Norte realizarão nos dias 24 e 25 de junho deste ano um encontro virtual para discutir temas como a burocracia na gestão de projetos de pesquisas e as perspectivas para o cenário pós-pandemia. A programação preliminar foi apresentada, nesta quinta-feira (08/04), pelos dirigentes regionais do CONFIES (Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica), em reunião online.

O presidente do Conselho, Fernando Peregrino informou que esse será o primeiro de uma sequência de encontros regionais a se realizarem em 2021. Os demais ainda estão sem data prevista. A expectativa do CONFIES é de reunir mil pessoas no Encontro da Região Norte.

Peregrino avaliou o atual cenário pandêmico e demonstrou preocupação com a dependência brasileira do insumo internacional para fabricação de vacinas contra a covid-19, o chamado Insumo Farmacêutico Ativo (IFA).

“O Brasil precisa dar um salto na inovação e reduzir a dependência externa de produtos com maior valor agregado, tal como fez na área de petróleo”, disse Peregrino, também diretor da Fundação Coppetec/RJ.

Conforme a programação preliminar aprovada ontem pela diretoria do CONFIES, serão discutidos os seguintes temas no Encontro Região Norte:

– Marco Legal: inovações e a desburocratização das fundações

– Fundações e as novas perspectivas

– Os desafios de fazer Ciência na Amazônia

– Rota 2030

PARTICIPAÇÃO

Além do presidente do CONFIES, participaram da reunião o professor Dr. Roberto Ferraz Barreto, diretor executivo da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP), organizadora do Encontro da Região Norte, e Lorena Filgueiras, coordenadora de comunicação da mesma fundação. A professora Fabrizia Otani (FIAN, Santarém) e o professor Rodrigo Pires (Fundação Muraki, do Amazonas). Também o assessor parlamentar do CONFIES, Carlos Frausino, e Solange Valeriano, secretária do Conselho.