A Faculdade de Física da Universidade Federal do Pará (UFPA) realizará o curso de capacitação em Energia Solar Fotovoltaica, módulo básico. São ofertadas 60 vagas distribuídas em duas turmas. As inscrições serão realizadas até o dia 26 de setembro no portal da FADESP (www.portalfadesp.org.br).

O curso terá carga horária de 20 horas e será realizado em períodos distintos para as duas turmas. A turma 1 terá aulas nos dias 28 de setembro e 05 de outubro, enquanto a 2 terá nos dias 19 e 26 de outubro.

A inscrição será realizada na página do curso, onde deverá ser preenchido o formulário online. Como é autofinanciável, o curso exige investimento de R$ 300,00 que deverá ser depositado na conta corrente 99.472-3, agência 1674-8 do Banco do Brasil.

Para efetivar a inscrição, o candidato deve enviar o comprovante de pagamento para o email qualificacaolabfisica@gmail.com. O preenchimento das turmas obedecerá a ordem cronológica de quitação do boleto com e envio do comprovante para o email da coordenação. A turma 1 será preenchida pelos 30 primeiros e a turma 2 a partir do 31º inscrito.

O curso é destinado a engenheiros, tecnólogos, técnicos, eletricistas, instaladores, empreendedores, estudantes de cursos técnicos e de graduação na área afim do curso (Engenharias, Física, Matemática, TI, etc.). Os participantes terão aulas teóricas e práticas, sendo capacitados para a instalação de sistemas solares.

Conforme o protocolo de oferta, os participantes terão a oportunidade de comissionar um sistema fotovoltaico, realizar a instalação de placas solares (painel solar) e se tornar um instalador solar fotovoltaico. Durante as sessões teóricas e práticas, serão apresentadas as ferramentas, os equipamentos de proteção e os métodos e normas de trabalho.

O objetivo do curso é capacitar para a correta utilização da energia solar fotovoltaica, visando atender a crescente demanda do mercado por soluções em energias renováveis. O módulo básico é uma introdução completa que aborda de maneira generalizada os conceitos, equipamentos, sistemas e custos da energia solar fotovoltaica. de