Banco de Projetos
16/01/2014 15h1 - Atualizado em 24/08/2015 17h37
Incubadora de Políticas Públicas da Amazônia
A-A+ Fonte
Ampliar imagem
Pesquisadores em reunião técnica do projeto Incubadora de Políticas Públicas na Amazônia.
Ampliar imagem
Fábio Carlos da Silva – doutor em História Econômica pela USP - coordenador do projeto de Incubadora de Políticas Públicas na Amazônia.
Ampliar imagem
Pesquisadores em reunião técnica do projeto Incubadora de Políticas Públicas na Amazônia.
Ampliar imagem
Pesquisadores em reunião técnica do projeto Incubadora de Políticas Públicas na Amazônia.

A Incubadora de Políticas Públicas da Amazônia (IPPA) é fruto do Fórum de Desenvolvimento da Amazônia, espaço de discussão técnica formado por instituições de ensino, órgãos de planejamento e fomento, sociedade civil organizada e governos estaduais e municipais dos nove Estados amazônicos.

O foco dos debates é a política econômica, social e educativa para que a região se desenvolva. Aliando conhecimento científico e tradicional, planejamento e políticas públicas, o projeto tenta reverter os baixos índices socioeconômicos e de proteção ambiental dos Estados da região.
A experiência desenvolvida desde 2012 criou uma rede de pesquisa articulada com universidades, institutos de pesquisa, governos e setor produtivo da Amazônia.

A integração já gerou o "Índice de Sustentabilidade dos Municípios da Amazônia", composto por indicadores de quatro dimensões: político institucional, econômica, sociocultural e ambiental; que permitirão monitorar e subsidiar a elaboração de políticas públicas para os Estados e municípios da Amazônia.

A Incubadora tem o diferencial de não se restringir a um espaço para discussão. Ao invés disso, propõe e articula soluções, como a indicação de que é preciso investir na formação de pessoal para aumentar a capacidade institucional.


Área do Conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas Humanas

Execução
Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA)

Coordenação
Fábio Carlos da Silva – professor da UFPA, doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP)

Financiador
Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES)

Valor Aprovado
R$ 2.704.084,90


Acompanhe o andamento do projeto no Portal da Transparência.

Seja Nosso Parceiro
Rua Augusto Correa s/n | Cidade Universitária, Profº José da Silveira Netto / UFPA - Guamá - Belém/Pa | Cep 66075-110 | Telefone: (91) 4005-7440 Como Chegar