Banco de Projetos
16/01/2014 14h37 - Atualizado em 03/03/2015 17h9
Educação Cidadã na Transamazônica II / Projeto Escolarização
A-A+ Fonte
Ampliar imagem
Atividade de socialização em assentamento localizado em Anapu, interior do Pará, onde foi realizado projeto de alfabetização de assentados.
Ampliar imagem
Aula em assentamento localizado em Brasil Novo, município do interior do Pará, onde foi realizado projeto da alfabetização de assentados.
Ampliar imagem
Aula palestra desenvolvida em assentamento localizado na região da Transamazônica, onde foi desenvolvido projeto de alfabetização de assentados.
Ampliar imagem
Residência de assentamento incluído no projeto de alfabetização de assentados em municípios paraenses localizados na região da Transamazônica.

O projeto foi implantado para alfabetizar moradores de áreas de assentamento de reforma agrária localizadas na região da Transamazônica, no Pará. Entre os anos de 2005 e 2007, 1.115 pessoas aprenderam a compreender a escrita a partir da própria realidade.

Eles moravam nos municípios de Pacajá, Anapu, Altamira, Brasil Novo, Vitória do Xingu, Medicilândia e Uruará. Quase a metade estava em Pacajá. Todos adultos, os beneficiados foram divididos em 73 turmas de 1ª à 4ª serie do Ensino Fundamental.

A alfabetização nesse molde tenta contornar a dificuldade de acesso à educação nos assentamentos. Ao ensinar os moradores a ler e escrever, o projeto contribuiu para que eles alcançassem maiores condições de se desenvolverem economicamente.

A metodologia de aprendizagem utilizada foi relacionada à realidade dos projetos de assentamento de Reforma Agrária. Para atingir esse nível, foi realizado o treinamento dos educadores através de oficinas e encontros de formação.

O trabalho foi desenvolvido através de parceria do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) com a Universidade Federal do Pará (UFPA), prefeituras e FADESP.


Área do Conhecimento
Humanas 

Execução
Campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Altamira

Coordenação
Adelson Luiz Bayma da Silva

Financiador
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)

Valor
R$ 1.354.072,30


Acompanhe o andamento do projeto no Portal da Transparência.

Rua Augusto Correa s/n | Cidade Universitária, Profº José da Silveira Netto / UFPA - Guamá - Belém/Pa | Cep 66075-110 | Telefone: (91) 4005-7440 Como Chegar