Banco de Projetos
16/01/2014 13h24 - Atualizado em 05/05/2014 11h33
Ecologia, Avaliação e Monitoramento das Florestas da Estação Científica Ferreira Penna, Melgaço/PA.
A-A+ Fonte
Ampliar imagem
Imagem de onça pintada feita pelas câmeras que monitoram a Flona de Caxiuanã, em Melgaço (PA).
Ampliar imagem
Imagem de Tamanduá-Bandeira captada pelas câmeras que monitoram a Flona de Caxiuanã, em Melgaço (PA).

Projeto

O estudo "Ecologia, Avaliação e Monitoramento das Florestas da Estação Científica Ferreira Penna, Melgaço/PA" foi iniciado em 2002 e terá uma de suas etapas concluídas em 2014. O objetivo é monitorar as mudanças nas comunidades animais e vegetais, além das alterações climáticas na Floresta Nacional de Caxiuanã, em Melgaço (PA).
O monitoramento é desenvolvido pelo Museu Paraense Emílio Goeldi, financiado pela Conservation International e apoiado pela FADESP. A partir dele, foram identificadas 27 espécies de mamíferos e 12 de aves, dentre as inúmeras que vivem na Flona Caxiuanã.
O trabalho integra um projeto de monitoramento das florestas tropicais no mundo. O objetivo é monitorar as mudanças nas comunidades animais e vegetais, além das alterações climáticas na Flona.
O mesmo trabalho é desenvolvido em outras florestas tropicais espalhadas pelos continentes americano, africano e asiático, como parte do programa Tropical Ecology Assessment and Monitoring Network (Team - Avaliação e Monitoramento de Ecologia Tropical), liderado pela Conservation International.
Em dez anos, foram identificadas 534 espécies de árvores, lianas e palmeiras na Flona de Caxiuanã. Uma vez por ano, as árvores que possuem um DAP (diâmetro a altura do peito) superior a 10cm são numeradas e têm seu diâmetro medido.
Este monitoramento permite avaliar o aumento da biomassa, o crescimento, a mortalidade e o recrutamento dos indivíduos, por exemplo. Então, além de gerar o mapeamento das espécies e indivíduos, o estudo ecológico também permite verificar se estão sofrendo alguma alteração.


Área do Conhecimento

Ciências Biológicas

Execução
Museu Paraense Emílio Goeldi

Coordenação
Fernanda da Silva Santos

Financiador
Conservation International do Brasil

Valor
R$ 1.001.882,00


Acompanhe o andamento do projeto no Portal da Transparência.

Seja Nosso Parceiro
Rua Augusto Correa s/n | Cidade Universitária, Profº José da Silveira Netto / UFPA - Guamá - Belém/Pa | Cep 66075-110 | Telefone: (91) 4005-7440 Como Chegar