Notícias
05/06/2018 14h50 - Atualizado em 05/06/2018 15h7
APOIO FADESP: instalada Cátedra João Lúcio de Azevedo com mesa redonda sobre a vida do historiador.
Da Redação
Portal FADESP
A-A+ Fonte
Ampliar imagem
APOIO FADESP: instalada Cátedra João Lúcio de Azevedo com mesa redonda sobre a vida do historiador.
Ampliar imagem
Mesa redonda apresenta parte da biografia do historiador João Lúcio Azevedo.

A Universidade Federal do Pará (UFPA) realizou, dia 04 de junho, a primeira atividade de instalação da Cátedra João Lúcio da Azevedo, do Instituto Camões, que tem o gerenciamento da FADESP. A programação se deu na XXII Feira Pan-Amazônica do Livro, realizada no Hangar Centro de Convenções, em Belém (PA).

A instalação foi realizada oficialmente pelo reitor da UFPA, professor Emmanuel Tourinho, pelo vice-cônsul de Portugal em Belém, Francisco Brandão, e pela coordenadora da Cátedra, professora Maria de Nazaré Sarges.

O reitor fez um breve relato de como se deu a aproximação institucional com o Consulado de Portugal e o Instituto Camões para a cooperação assinada em setembro de 2017. Em seguida, anunciou algumas atividades já encaminhadas institucionalmente.

O setor de internacionalização da UFPA, por exemplo, terá um espaço fixo para a Cátedra. E, em 2019, estão programadas a apresentação conjunta as Orquestras do Porto (Portugal) e Altino Pimenta (UFPA) e a reunião, em Belém, de todas as seis cátedras instaladas no Brasil.

O reitor reforçou que o objetivo da Cátedra é possibilitar a maior difusão da língua e da cultura lusófona. Isso será possível, completou, através da cooperação nas atividades acadêmicas e culturais entre as instituições. "Teremos um ambiente de interração cada vez mais intenso", aposta.

Na sessão de instalação, a plateia pôde conferir parte das pesquisas realizadas sobre a biografia do historiador que dá nome à cátedra com a mesa redonda "João Lúcio de Azevedo: o historiador luso-amazônico".

Com a mediação de Rafael Chambouleyron, Aldrin Figueiredo abordou aspectos da biografia como a imigração, trabalho e vida intelectual, enquanto Maria Adelina Amorim falou sobre novos subsídios para a biografia do historiador luso-paraense e Maria de Nazaré Sarges apresentou dados sobre o imigrante, o historiador e uma cátedra.

Seja Nosso Parceiro
Rua Augusto Correa s/n | Cidade Universitária, Profº José da Silveira Netto / UFPA - Guamá - Belém/Pa | Cep 66075-110 | Telefone: (91) 4005-7440 Como Chegar