Notícias
17/05/2017 9h46 - Atualizado em 17/05/2017 9h46
FADESP tem novo Conselho Diretor. Professor da UFPA, Artur Luiz Silva é eleito presidente.
Da Redação
Portal FADESP
A-A+ Fonte
Ampliar imagem
FADESP tem novo Conselho Diretor. Professor da UFPA, Artur Luiz Silva é eleito presidente.
Ampliar imagem
Reitor da UFPA, professor Emmanuel Tourinho (centro), diretor, professor Fernando Neves (direita), e adjunto, professor Roberto Ferraz (esquerda).
Ampliar imagem
Diretor da FADESP apresenta o diagnóstico da entidade.
Ampliar imagem
Diretor, professor Fernando Neves, vice presidente do Conselho, Elizabete Grunvald, e presidente, professor Artur Silva.

O novo Conselho Diretor da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) tomou posse, este mês de maio, e elegeu o professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Artur Luiz da Costa da Silva, como presidente, e a representante da Associação Comercial do Pará (ACP), Elizabete Grunvald, como vice. A primeira deliberação dos conselheiros foi ratificar a competência do diretor executivo da entidade para atuar junto ao sistema financeiro.

A posse e primeira reunião ordinária do conselho foram realizadas na tarde do dia 11, no auditório da FADESP, com a presença do reitor da UFPA, professor Emmanuel Tourinho, e do pró-reitor de Ensino e Graduação, professor Edmar Costa. Na abertura dos trabalhos, o reitor destacou a importância da Fundação para a universidade.

Tourinho observou que a conjuntura nacional não é favorável à ciência, mas há expectativa de que o trabalho fundacional ganhe novo fôlego com o Marco da Ciência, Tecnologia e Inovação. "Esperamos que a Fundação tenha uma atuação mais forte, que tenha segurança jurídica", afirmou.

O reitor provocou os conselheiros a ajudarem a Fundação a se fortalecer e inovar, se abrindo para novas janelas de trabalho que devem também ajudar a desenvolver cada vez mais as instituições apoiadas. "A expectativa é que o trabalho desenvolvido pela Fundação desembarace a interação entre o pesquisador e a sociedade", disse.

O apoio das instituições que compõem o conselho para que a Fundação se fortaleça e amplie sua atuação junto à sociedade também foi destacado pelo diretor da FADESP, professor Fernando Arthur Neves. Ele lembrou da expertise acumulada em 39 anos de existência e do papel que a entidade desempenha em apoio às instituições.

O diretor apresentou aos conselheiros um diagnóstico da Fundação e as ações planejadas para implantação ao longo deste ano com o objetivo de melhorar o desempenho da entidade. A estrutura organizacional está sendo ajustada e a captação fortalecida com a expectativa de aproximar cada vez mais instituições de pesquisa e sociedade.

Sobre o conselho - O conselho é um órgão deliberativo composto de 15 membros com os respectivos suplentes, todos com mandatos de dois anos renováveis por igual período.
Os conselheiros são indicados pela UFPA, instituições (Museu Paraense Emílio Goeldi, governo do Estado, Banco da Amazônia e Sudam) e entidades representativas da sociedade (Federação das Indústrias do Pará, Associação Comercial do Pará e Federação da Agricultura do Estado do Pará).

Entre as responsabilidades dos conselheiros está a definição das diretrizes de atuação da Fundação, aprovação da estrutura administrativa e do orçamento proposto pela diretoria. Confira a GALERIA DE FOTOS DOS CONSELHEIROS. 

Rua Augusto Correa s/n | Cidade Universitária, Profº José da Silveira Netto / UFPA - Guamá - Belém/Pa | Cep 66075-110 | Telefone: (91) 4005-7440 Como Chegar