Notícias
20/04/2017 17h17 - Atualizado em 20/04/2017 17h17
FADESP busca aproximação entre dirigentes municipais da educação e conhecimento das universidades.
Da Redação
Portal FADESP
A-A+ Fonte
Ampliar imagem
FADESP busca aproximação entre dirigentes municipais da educação e conhecimento das universidades.
Ampliar imagem
Dirigentes municipais da Educação conhecem alguns serviços desenvolvidos pela FADESP.

A FADESP esteve presente no Fórum Estadual Ordinário da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME). Foi um momento importante para buscar aproximação que permita aos municípios utilizarem os recursos desenvolvidos pela universidade e instituições para melhorar a gestão e os serviços.

O fórum teve como tema "Dirigente Municipal de Educação: construindo gestão com colaboração e inovação" e foi realizado nos dias 11 e 12 de abril, em Belém. Durante os dois dias, secretários e técnicos das secretariais municipais de Educação do Pará discutiram assuntos como a implementação dos Sistemas Municipais de Educação e atuação dos Conselhos Municipais de Educação na legalização das escolas.

Também foram realizadas palestras sobre regime de colaboração; importância dos processos de licitação e prestação de contas; Censo Escolar; Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic); Conviva Educação; Conferência Nacional de Educação (Conae) 2018; Educação do campo; Plano de Ações Articuladas (PAR); Plataforma Freire e perspectivas de abertura de novas turmas do Parfor e de formação continuada.

A secretária de Educação de Nova Timboteua, Luíza Monteiro, contou ter buscado o fórum para se inteirar dos assuntos de gestão, já que está em seu primeiro mandato. A expectativa da gestora é encontrar subsídios sobre onde buscar recursos e como aplicar-los para retomar serviços e obras.

Em uma breve fala aos participantes, o diretor da FADESP, professor Fernando Arthur Neves, observou que as universidades e outras instituições desenvolvem conhecimento e tecnologia que podem ajudar os municípios a encontrarem soluções para a melhor gestão dos serviços públicos.

O diretor explicou que, como apoiadora dessas instituições, a Fundação pode intermediar essa relação com a Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e outras instituições parceiras como a Universidade do Estado do Pará.

Além de fazer a gestão de projetos na área da educação, como o Parfor, por exemplo, a entidade tem expertise acumulada em todas as demais áreas do conhecimento e no uso de ferramentas de gestão como o do mapeamento de competência.

Seja Nosso Parceiro
Rua Augusto Correa s/n | Cidade Universitária, Profº José da Silveira Netto / UFPA - Guamá - Belém/Pa | Cep 66075-110 | Telefone: (91) 4005-7440 Como Chegar