Notícias
09/05/2014 17h20 - Atualizado em 09/05/2014 17h20
Laboratório da UFPA é o 3º do país a realizar ensaios para certificação de painel solar
Da Redação
Portal FADESP
A-A+ Fonte
Ampliar imagem
Laboratório da UFPA é o 3º do país a realizar ensaios para certificação de placa solar
Ampliar imagem
Campo de teste do GEDAE/UFPA
Ampliar imagem
Campo de teste do GEDAE/UFPA
Ampliar imagem
Equipamentos: osciloscópio digital e carga capacitiva

O Laboratório de Energia Solar (LES) do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energética (GEDAE) da Universidade Federal do Pará (UFPA) inicia este mês, os primeiros ensaios de conformidade para a etiquetagem de módulos fotovoltaicos no país, equipamento usado na conversão da energia solar em eletricidade. É a partir destes ensaios que os fabricantes do equipamento podem receber a etiqueta do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro).

Autorizado em março deste ano pelo Inmetro, o serviço de ensaio de conformidade de módulos fotovoltaicos pelo laboratório da UFPA será desenvolvido em parceria com a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP).

Pioneiro na Região Norte, o serviço é realizado em apenas nos laboratórios da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

De acordo com o Coordenador do LES/GEDAE, Wilson Negrão Macêdo, para que o teste de módulo fotovoltaico seja feito, o fabricante deve, inicialmente, solicitar uma autorização prévia do Inmetro. Com este documento em mãos, ele apresenta ao LES um modelo do equipamento a passar pelo ensaio (o teste é feito por modelo). De posse do laudo do laboratório da UFPA aprovando o equipamento no teste de conformidade, o fabricante deve procurar Inmetro e solicitar a concessão da etiqueta.

A partir do uso de equipamentos e recursos de hardware e software, que podem ser aplicados especificamente no desenvolvimento de pesquisas e ensaios de laboratório o LES/GEDAE da UFPA atua no desenvolvimento de tecnologias que usam a energia solar como fonte primária para diversas aplicações, dentre elas, os sistemas fotovoltaicos interligados á rede elétrica convencional, sistemas fotovoltaicos isolados, sistemas híbridos, sistemas de bombeamento fotovoltaico e sistemas de aquecimento solar.

O serviço de ensaios de conformidade de módulos fotovoltaicos pode ser solicitado via e-mail ensaiosfv@fadesp.org.br. Após o contato, o representante do fabricante receberá um e-mail contendo todas as orientações necessárias para a realização dos testes.

Texto: Ascom/Fadesp

Rua Augusto Correa s/n | Cidade Universitária, Profº José da Silveira Netto / UFPA - Guamá - Belém/Pa | Cep 66075-110 | Telefone: (91) 4005-7440 Como Chegar