A FADESP é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento científico, social e tecnológico da Amazônia. Foi criada em 1977 para dar suporte às atividades da Universidade Federal do Pará (UFPA) e hoje é um dos grandes agentes estratégicos da região Norte.

 

 

     Atualmente, a FADESP atua na gestão de projetos de pesquisa, ensino, extensão e inovação da UFPA, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Universidade do Oeste do Pará (UFOPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), do Instituto Evandro Chagas (IEC), do Instituto Federal do Pará (IFPA) e de outras instituições parceiras.

     Com a expertise adquirida em mais 40 anos de atuação, possui o diferencial de gerir projetos que têm como foco o meio ambiente amazônico e o desenvolvimento sustentável.

     No apoio à pesquisa, atua na viabilização de programas e projetos científicos, intermediando as parcerias entre instituições que atuam nos mais diversos segmentos e o corpo docente da UFPA e de outras IES. Através dessa intermediação, são alcançados resultados para a comunidade, objetivo de suas ações.

     A FADESP também promove o Desenvolvimento Institucional (DI) em órgãos, entidades e empresas com o objetivo de melhorar os serviços desempenhados por eles, seja na reestruturação organizacional e/ou no aprimoramento de procedimentos administrativos. Novamente, os resultados servem à população.

     No aprimoramento acadêmico, gerencia os cursos de pós graduação junto à UFPA e outras instituições parceiras. O histórico da FADESP tem pelo menos 120 cursos de especialização e experiências em Mestrado, nas áreas de Saúde, Tecnologia, Linguística e Exatas.

     A Fundação vem atuando, ainda, com sucesso na coordenação de concursos públicos federais, estaduais e municipais. Somente o concurso da Polícia Militar do Estado do Pará, em 2016, exigiu logística para atender mais 100 mil candidatos inscritos e várias etapas de avaliação como prova de conhecimentos, prova de títulos, teste de aptidão física e psicológica.

 Outra área em franco crescimento em todo o país e que a FADESP também atua é a qualificação continuada com cursos de curta duração (de extensão ou aperfeiçoamento) presenciais e à distância.

     A metodologia, com estudo de casos, tem garantido a efetiva aprendizagem.

Fechar Menu